Serra se destaca no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

Profissionais da Secretaria de Assistência Social precisaram se reinventar em 2020 para manter os atendimentos e distribuição de benefícios para quem mais precisa

Serra se destaca no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O ano de 2020 segue sendo de desafios, mas, mesmo com tantas dificuldades, a Secretaria de Assistência Social (Semas) se tornou essencial no enfrentamento das dificuldades que surgiram com a pandemia do coronavírus. Na Serra, os profissionais precisaram se reinventar para manter os atendimentos e distribuição de benefícios para quem mais precisa.

O secretário de Assistência Social, Joubert Jantorno, afirma que a secretaria registrou aumento no número de atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, fez alterações em alguns serviços, e promoveu diferentes mobilizações para garantir o amparo social neste momento de crise.

“Desde o início da pandemia, nossos serviços não pararam em nenhum momento, mas se adaptaram. Seguindo todas as orientações de segurança do Ministério da Saúde, criamos a Central de Benefícios Eventuais, em que o atendimento à população vulnerável deixou de ser presencial e passou a ser por telefone. Nós buscamos uma reorganização para estar à disposição da população que mais necessita dos serviços”, destaca Joubert.

Alguns dos desafios cumpridos pela Semas:

- Manutenção dos atendimentos

Quando o atendimento presencial teve de ser suspenso por conta do novo coronavírus, o município se adaptou com facilidade ao trabalho remoto, mantendo os atendimentos à população de forma alternativa, por meio de diversos canais como WhatsApp, internet e telefone.

Esses canais foram fundamentais para que as pessoas pudessem ser amparadas, receber informações e orientações.

Em seguida, com novas regras do Governo Estadual, os atendimentos presenciais foram retornando aos poucos, seguindo os devidos cuidados (obrigatoriedade de uso de máscaras, cuidando para manter a ventilação do espaço e evitando aglomerações, por exemplo).

Distribuição de benefícios eventuais

A Prefeitura da Serra criou uma ferramenta para agilizar e facilitar o agendamento dos moradores beneficiários das cestas de alimentos distribuídas pela Central de Benefícios Eventuais.

Pela internet, os moradores realizaram o cadastro. Foram distribuídas cerca de 25 mil cestas de alimentos.

Auxílio de R$ 600

Para garantir que famílias carentes do município mantivessem o sustento durante a pandemia de Covid-19, a prefeitura ofereceu um auxílio emergencial municipal no valor de R$ 600.

O auxílio foi dividido em duas parcelas. A primeira parcela, no valor de R$ 300, foi liberada em julho. A segunda, em agosto, totalizando os R$ 600 liberados aos beneficiários para a compra de itens de alimentação e higiene.

Receberam o benefício famílias com renda de até R$ 89 por pessoa e sem acesso a nenhum benefício do governo federal. As famílias foram acionadas pela prefeitura e retiraram o cartão de benefício na Central de Cadastro Único, localizada no Cras de Laranjeiras.

Mais abrigos para pessoas em situação de rua

Em 2020, a prefeitura ampliou os serviços e os cuidados destinados à população em situação de rua.

O município possui cinco abrigos que funcionam no esquema de isolamento social, 24 horas. No Centro Pop – outro serviço para a população em situação de rua – o atendimento foi ampliado e são oferecidas quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem em casos suspeitos de Covid-19.

Acolhimento de idosos

A Prefeitura da Serra ofereceu uma nova modalidade gratuita de acolhimento no município para idosos com Covid-19.

A hospedagem solidária, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, atendeu pessoas com 60 anos ou mais, ou com algum tipo de deficiência, que estavam em vulnerabilidade domiciliar e que testaram positivo para o novo coronavírus.

Os idosos cumpriam o isolamento no hotel, realizavam uma série de exames e também passavam por reintegração social.

Repasse de mais de R$ 23 milhões para entidades sociais

A prefeitura repassou recursos para 20 projetos sociais nos bairros. Neste ano, os repasses ultrapassaram os R$ 23 milhões e beneficiam mais de 6 mil pessoas em serviços de atendimento à criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência, população de rua, jovens e adultos.

Centros de Referência

O município possui nove Cras (Centros de Referência de Assistência Social) que fazem atendimento e acompanhamento socioassistencial a famílias ou indivíduos em vulnerabilidade social, e três Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.