Serra vai comprar 600 mil quilos de alimentos da Agricultura Familiar para merenda escolar

Verduras, frutas, laticínios e peixes serão adquiridos dos pequenos produtores da região

Serra vai comprar 600 mil quilos de alimentos da Agricultura Familiar para merenda escolar


Texto: Andreia Soares - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Alimentação saudável e geração de renda para pequenos produtores rurais são o foco da Chamada Pública que será realizada pela Prefeitura da Serra no próximo dia 28, às 13 horas. Na ocasião, serão contratadas Cooperativas de Agricultores e/ou Associações e Empreendedores Rurais Familiares para o fornecimento dos gêneros alimentícios. 

Os alimentos vão atender os cerca de 71 mil alunos matriculados nos Centros Municipais de  Educação Infantil (CMEIs) e nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de Ensino, além de Entidades Filantrópicas conveniadas. 

A Chamada Pública 044/2021 visa a aquisição de aproximadamente 40 gêneros alimentícios. Alguns dos itens especificados são: abacate, abóbora, aipim, alho, cebola, alface, acelga, repolho, tomate, pepino, batata, cebolinha, salsinha, coentro, banana prata, tangerina ponkan, mamão, biscoito doce caseiro, feijão carioca e preto, mel de abelha, ovos, filé de tilápia, bebida láctea, leite, manteiga, queijo, requeijão, polpa de frutas, entre outros. 

600 mil quilos de alimentos saudáveis

Cerca de 600 mil quilos de alimentos poderão ser adquiridos, no entanto, a quantidade dos gêneros alimentícios distribuídos é definida mediante solicitação, de acordo com os cardápios propostos pela Gerência de Alimentação Escolar (GAE), considerando os princípios básicos de Nutrição.

Os cardápios podem variar ao longo do ano letivo, em função da aceitação dos alunos, atividades inseridas no calendário escolar e que venham acarretar redução ou aumento da frequência, tais como, férias escolares, provas, período de matrícula e outras atividades inerentes a projetos pedagógicos. 

As entregas dos gêneros alimentícios deverão ocorrer semanalmente, ou conforme a sazonalidade dos produtos, de acordo com as unidades de ensino relacionadas por região. Vale destacar que o cronograma de entrega poderá ser alterado em função de feriados e alterações na programação dos cardápios.

Alimentação saudável e geração de renda

De acordo com a Secretaria de Educação da Serra (Sedu), a Chamada Pública promove a melhoria da qualidade da alimentação dos alunos. “É uma oportunidade de garantir uma alimentação nutritiva e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares locais”, declarou o secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes.

Além disso, o secretário destaca a importância da Chamada para os pequenos produtores. “Ações como esta criam oportunidades de geração de renda que poderão beneficiar famílias agricultoras, estimular a permanência do agricultor no campo, valorizar a produção regional e fomentar o desenvolvimento agrário sustentável”, disse o secretário.

Chamada Pública em conformidade com o PNAE

A nutricionista e Gerente de Alimentação Escolar da Prefeitura da Serra, Jéssika Butcovsky, explica que a Chamada Pública está em conformidade com a Lei Federal n° 11.947, de 16 de junho de 2009, que estabeleceu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

“Essa Lei determina que, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios sejam adquiridos diretamente da Agricultura Familiar. Além de garantir uma alimentação saudável e adequada, respeitando a cultura, as tradições e os hábitos alimentares locais, a ação incentiva ainda a geração de renda oriunda da economia local, fortalecendo os agricultores familiares do nosso município”, informou Jéssika Butcovsky.