Serra vai realizar plantões CadÚnico aos sábados em agosto

Serão quatro plantões com expectativa de atender 300 pessoas por dia

Serra vai realizar plantões CadÚnico aos sábados em agosto

Texto: Elisa Rangel - Foto: Acervo PMS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Serra vai realizar em agosto quatro plantões para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e fazer novos cadastros de seus munícipes. A cada sábado, equipes da Semas estarão em um bairro e a expectativa é atender cerca de 300 pessoas por dia.

No cronograma de agosto estão: Bairro das Laranjeiras, Central Carapina, Novo Horizonte e Balneário de Carapebus (veja datas ao final da matéria). O plantão será das 8h às 16 horas.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva, a iniciativa de agendar novos Plantões CadÚnico foi tomada mesmo sem ter sido verificado aumento da demanda por atualizações e novos cadastros nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos em nove territórios do município.

“Temos a preocupação de estarmos sempre nos bairros, levando os serviços para as comunidades. O Plantão CadÚnico ajuda e acelera a redução do número de pessoas com o cadastro desatualizado. É um compromisso da gestão municipal para garantir aos munícipes os benefícios que eles têm direito”, declarou Cláudia Silva.

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura da Serra já realizou mais de 25 mil atendimentos do CadÚnico, mais do que em todo o ano de 2021. Foram 14.283 atualizações e 11.307 novos cadastros, totalizando 25.590 atendimentos. Já ao longo de todo o ano de 2021, foram 20.915 atendimentos, sendo 12.950 atualizações e 7.965 novos cadastros.

06/08 – Bairro das Laranjeiras (Grande Jacaraípe)

13/08 – Central Carapina

*20/08 – Novo Horizonte

*27/08 – Balneário de Carapebus

Obs.: As datas das duas últimas ações sofreram alteração. O plantão no bairro Novo Horizonte, que seria dia 27, será no dia 20. Em Balneário de Carapebus, que seria dia 20, será no dia 27.

ATENDIMENTO

O CadÚnico é uma porta de entrada para que a população tenha acesso a vários programas sociais, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, Serra Social entre outros. São benefícios destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal.

Para atualização do CadÚnico, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de Trabalho de todos (18 a 65 anos);
- Carteira de trabalho de adolescente menor aprendiz ou estagiário;
- Contracheque atual ou do mês anterior de todas as rendas da família, inclusive estágio;
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), para os menores de 16 anos;
- Identidade, CPF, título de eleitor de todos os moradores do domicilio (original ou cópia autenticada);
- Declaração escolar original com validade de 30 dias (menores de 18 anos);
- Comprovante de residência, mês atual ou anterior (original);
- Declaração de residência, que deverá ser assinada pela mesma pessoa que consta no comprovante de residência, com CPF / RG ou pelo líder comunitário com carimbo da associação de moradores, ou a próprio punho feito responsável do cadastro com assinatura de duas testemunhas e CPF (validade 30 dias);
- Certidão de casamento (original ou cópia autenticada);
- Certidão de óbito (cópia simples);
- Extrato de INSS - Pensão /BPC - validade de 30 dias;
- Documento de guarda de menores que não estão residindo com os pais.