Cobrança indevida em contas de luz e água lidera queixas no Procon da Serra

Tarifas de energia elétrica foram as que mais geraram insatisfação dos consumidores

Cobrança indevida em contas de luz e água lidera queixas no Procon da Serra


Texto: Munik Vieira - Foto: Sedir/PMS

​Serviços essenciais à população são os que mais geraram reclamações no Procon da Serra de janeiro a julho deste ano. Foram 2.530 registros ou 36,75% das 6.884 queixas. Os consumidores reclamaram, principalmente, das cobranças indevidas ou abusivas nas tarifas de energia elétrica e de água e esgoto.

Em seguida, aparece o setor de assuntos financeiros, com 2.490 registros ou 36,29% dos atendimentos. Muitas das queixas são referentes a cobrança abusiva de juros por financeiras, operadoras de cartão de crédito e bancos. Esse tipo de cobrança foi a que mais gerou reclamações fundamentadas no Procon. Isso significa que depois da tentativa de conciliação no órgão de defesa, os consumidores entraram na justiça para solucionar o problema. De janeiro a julho, foram 120 reclamações fundamentadas.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, acredita que o aumento das reclamações fundamentadas no setor financeiro é devido à crise financeira. Para ela, os consumidores estão recorrendo mais vezes a empréstimos para pagar contas do dia a dia, como água e energia, e só depois percebem que não conseguem arcar com os pagamentos por causa dos juros.

“Atualmente, a maior preocupação dos consumidores é com as contas de casa. Como muitos não conseguem pagar, acabam recorrendo aos empréstimos para quitar esses débitos e se endividam ainda mais por causa dos juros”, disse.

Em terceiro lugar no ranking de atendimentos do Procon está o setor de produtos, com 1.163 atendimentos ou 25,29% do total. Entre os principais problemas que os clientes enfrentam estão entrega fora do prazo de produtos adquiridos pela internet e dificuldade para devolver mercadorias com defeito nas compras on-line.  

O ranking do Procon registrou reclamações nas seguintes áreas: alimentos, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados.

O consumidor pode registrar reclamações no Procon da Serra de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O endereço é Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. Os telefones são 3252-7243 e7242.