Servidores da Serra aderem à campanha Laço Branco

A campanha faz alusão ao dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher

Servidores da Serra aderem à campanha Laço Branco

Texto: Djeisan Maria - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Os servidores da Prefeitura da Serra aderiram à campanha do Laço Branco, realizada em alusão ao Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher. Os trabalhadores da sede municipal receberam, na manhã desta segunda-feira (06), uma fita branca e informações sobre a campanha.

A ação foi promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) que percorreu todos os departamentos da administração, em Serra Sede, fazendo a mobilização.

“O nosso objetivo foi entregar a cada homem servidor o laço branco, nos setores de toda a administração e conscientizar sobre a campanha”, explicou a secretária adjunta da Seppom, Vanessa Santa Bárbara.

A iniciativa faz parte dos "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro.

Laço Branco

A campanha surgiu com um grupo de canadenses que queriam mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher. O laço branco foi adotado como símbolo da não violência contra a mulher.

A ação foi motivada pelo crime cometido, no dia 06 de dezembro de 1989, por Marc Lepine, um homem de 25 anos que entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, e assassinou 14 mulheres. Depois do crime, ele saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”.

Lepine ainda feriu 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres.  Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar.