Solenidade de Corpus Christi em Barcelona

Devido à pandemia da Covid-19, neste ano não haverá confecção do tradicional tapete, que é o segundo maior do Estado

Solenidade de Corpus Christi em Barcelona

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Tatiana Barbosa

Na próxima quinta-feira, dia 03, será realizada no Bairro Barcelona a tradicional solenidade de Corpus Christi, que completa a sua 9ª edição. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, não haverá confecção do tapete, que é o segundo maior do Estado.

Haverá uma celebração e uma procissão solene que passará pelas sete comunidades que compõem a paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, com transmissão ao vivo pelo Facebook da paróquia.

Todos os anos, o evento reúne aproximadamente 30 mil pessoas, mas em 2021 o evento acontece de forma reduzida, respeitando todos os protocolos de saúde contra a Covid-19. Em vez de confeccionar os tapetes, os fieis vão se organizar para a arrecadação de alimentos não perecíveis.

As doações serão direcionadas à campanha Paz e Pão, que tem como propósito atender os mais necessitados com cestas básicas.

Para orientar o trânsito e dar mais segurança ao evento, o percurso será acompanhado por agentes do Departamento de Operações de Trânsito e da Guarda Civil Municipal.

Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é tradição. É o dia em que os cristãos católicos expressam publicamente a sua fé em Jesus Eucarístico. Neste ano, a festividade será adaptada transmissões on-line das missas e da procissão do Santíssimo, respeitando o distanciamento social e evitando aglomerações.

Programação:

Com transmissão on-line.

Tríduo: Dias 31/05, 01/06 e 02/06 - Com agendamento prévio nas comunidades da paróquia, uma vez que tem limite de participantes presenciais.

Solenidade de Corpus Christi: Missa - Com agendamento prévio e limite de participantes presenciais.

- 8h: Comunidade Santa Luzia (Taquara II)

- 15h: Matriz do Sagrado Coração de Jesus

Em seguida, a procissão do Santíssimo Sacramento segue em um carro aberto, com transmissão ao vivo, passando em frente às comunidades que compõem a paróquia.

Link para acompanhar a solenidade: https://www.facebook.com/matrizdosagradocoracaodejesus