Supermutirão de domingo a domingo contra a dengue em 40 bairros da Serra

Ações seguem até o dia 15 de dezembro

Supermutirão de domingo a domingo contra a dengue em 40 bairros da Serra

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza até o dia 15 de dezembro, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, um supermutirão em 40 bairros do município.

O objetivo é combater o mosquisto no período que antecede o verão. O último trimestre de 2019 foi escolhido por ser estratégico para intensificar as ações de controle populacional do Aedes aegypti, visando inibir possíveis infestações no verão, estação caracterizada por chuvas, altas temperaturas, presença de turistas e maior volume de recipientes que permitem a proliferação do mosquito.

Ao todo, 40 bairros são contemplados na força-tarefa. Os locais foram mapeados de acordo com os índices epidemiológicos (notificações e incidência) e entomológicos (LIRAa e Armadilhas MI Aedes).

Durante o supermutirão, serão intensificadas as ações de controle vetorial em localidades que apresentam mais vulnerabilidade para incidência do vetor. O plano de ações prevê também operações de bloqueio de transmissão e controle químico em pontos estratégicos.

Serviço:
Supermutirão para combater a dengue
Quando: até 15 de dezembro
Onde: ao todo, 40 bairros vão receber as ações
Entre os bairros estão Planalto Serrano, Feu Rosa, Barcelona, Bairro das Laranjeiras, Cidade Continental, Nova Carapina I, Vista da Serra I, Divinópolis Eldorado, José de Anchieta I, Nova Almeida (centro), Parque Residencial Nova Almeida, Belvedere, Ourimar, São Domingos, Caçaroca, Serra Centro, Maringá, Campinho da Serra I, Continental, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares, Barro Branco, Mestre Álvaro, Cidade Pomar, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Costa Dourada, Vista da Serra II, Campinho da Serra II, Chácara Parreiral, Central Carapina, Maria Niobe, São Lourenço, São Marcos.