Teatro e música para celebrar liberação de cerca de R$ 700 mil para Apae da Serra

Projetos foram aprovados pelo Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FMIA)

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Um dia de conquista, festa e emoção. Assim foi a manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra.

O motivo foi a assinatura dos Termos de Fomento referentes a quatro projetos aprovados pelo Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FMIA) para execução de atividades na instituição que atende mais de 800 famílias. Os recursos totalizam R$ 698 mil.

A cerimônia teve início às 9 horas com duas lindas apresentações culturais – uma peça teatral e uma coreografia - protagonizadas por crianças e adolescentes atendidos pela Apae e que formam o Grupo de Teatro Abram as Cortinas.

Dezenas de famílias e profissionais da Apae estavam no ginásio da associação e eram só orgulho ao ver o desempenho dos jovens artistas.

“Há alguns anos, pessoas com deficiência estavam fadadas a ficar isoladas, sem nenhum tipo de atendimento, mas hoje conseguem ter inclusão, conviver e participar ativamente na sociedade. Ver uma evolução como vimos nessas apresentações é espetacular. Pessoas com deficiência têm que ter prioridade na gestão pública e esses projetos vão gerar ainda mais resultados”, comemorou o prefeito Sergio Vidigal.

A liberação dos recursos será viabilizada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase).

Os projetos aprovados são: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD), com atividades para crianças e adolescentes com espectro autista (120 crianças); Capacitar para Incluir, com orientação vocacional e também com foco na inclusão digital (80 crianças); Conscientizando e Incluindo para o Futuro, com atividades educativas (80 crianças); e Arte e Dança (80 crianças). Todos têm duração de um ano.

Além do prefeito, também participaram da solenidade a secretária da Semas, Cláudia Silva; a presidente do Concase, Juliana Furtado; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasse), Claudia Cabral; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Dirce Peixoto; o presidente da Apae Serra, Luciano Ferreira e o autodefensor da Apae Serra, Marcelo Martins Gonçalves, representando os usuários.

A secretária da Assistência Social comemorou o fato de a liberação dos recursos ter sido no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência: “Não tinha dia melhor para estarmos aqui assinando esses termos de fomento, para execução de projetos que vão impactar vidas. Hoje é o dia que simboliza a luta pela garantia e manutenção dos direitos e defesa da Pessoa com Deficiência".

"Como poder público estamos promovendo inclusão e cumprindo a nossa missão. Precisamos dar suporte para que todas as pessoas com deficiência sejam empoderadas e tenham condições de serem protagonistas de suas próprias histórias”, complementou Cláudia Silva.