Sine encaminha 6.500 a emprego neste ano

Mesmo neste período de pandemia de coronavírus, quando os atendimentos presenciais foram suspensos, a oferta de emprego continua

Sine encaminha 6.500 a emprego neste ano


Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Todos os dias, tem vaga de emprego no Sine da Serra para pessoas com e sem experiência, para profissionais com ensino superior, mas também para aqueles com nível médio ou outros níveis de escolaridade. São diversas oportunidades, nas mais variadas áreas, oferecidas aos trabalhadores. 

Mesmo neste período de pandemia de coronavírus, quando os atendimentos presenciais foram suspensos, a oferta de emprego continua, a partir do trabalho de captação de vagas junto às empresas. De janeiro a julho deste ano, foram feitos 6.497 encaminhamentos de trabalhadores para entrevistas de emprego. 

Mas, se não há atendimento presencial no Pró-Cidadão, como fazer então para ser encaminhado à vaga? A secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Aline Oliveira, lembra que o atendimento ao trabalhador e os encaminhamentos para as entrevistas de emprego nas empresas contratantes não foram suspensos ou prejudicados, e tudo está sendo feito por telefone. 

"O processo por telefone é seguro e o trabalhador só precisa fornecer algumas informações pessoais e um e-mail, para onde será enviada a carta de encaminhamento, documento necessário para participação na entrevista", explica Aline.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelos telefones: (27) 99579-0100/ 99507-3391/ 99516-6972/ 99882-3209/ 99898-1513. 

Aline destaca que pelos mesmos números também são feitos atendimentos sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho.  

Confira abaixo o tira-duvidas para conseguir emprego no Sine da Serra 

- Como saber as vagas que estão sendo oferecidas?

No portal Serra + Emprego (http://maisemprego.serra.es.gov.br/) é possível conferir as vagas, que são atualizadas diariamente após as 17 horas. Acessando a página, o trabalhador fica sabendo de todas as oportunidades e seus requisitos, para saber se seu perfil se encaixa em alguma delas.

Um diferencial muito importante desse portal é o Alerta de Vagas, que permite que a pessoa cadastre seu e-mail, informe suas áreas de interesse no mercado de trabalho para receber um alerta avisando que a vaga que ela quer foi aberta. Ela recebe a mensagem no e-mail cadastrado.

- Quais são os contatos do Sine da Serra? 

Os telefones são: (27) 99579-0100/ 99507-3391/ 99516-6972/ 99882-3209/ 99898-1513.

Após conferir as vagas no site, ou mesmo se não tiver acesso à internet, o trabalhador deve ligar para um dos números de atendimento do Sine da Serra. 

Atenção! Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e somente por ligação. Os atendentes não fornecem informações por mensagem e WhatsApp.

- Quais informações preciso passar para o atendente do Sine da Serra? 

É preciso informar o número do PIS, pois com ele o atendente consegue acessar no sistema da Intermediação de Mão de Obra (IMO) as informações pessoais do trabalhador, como experiências profissionais. Com base nessas informações, será possível verificar se existe vaga compatível com o perfil do profissional.

O número do PIS está disponível na carteira de trabalho (na última página para as carteiras de modelo antigo, e na primeira página para as carteiras mais novas). 

- Se houver a vaga, como serei encaminhado? 

O trabalhador vai receber em seu e-mail a carta de encaminhamento com todas as informações sobre a empresa contratante e sobre a vaga à qual ele se candidatou. É muito importante que ler com atenção todas as recomendações contidas na carta e entrar em contato com a empresa para marcar a entrevista.