Trabalhadores podem solicitar seguro-desemprego pelo celular
O requerimento do benefício pode ser feito através do App Carteira de Trabalho Digital
Texto: Rodrigo Da Costha
- Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS
Os trabalhadores que foram dispensados sem justa causa podem fazer a solicitação do seguro-desemprego através do App Carteira de Trabalho Digital. Essa é uma forma rápida e fácil já que estamos em período de pandemia e muitos serviços já estão sendo executados digitalmente.
“Essa forma é mais segura e rápida para o trabalhador conseguir fazer essa solicitação. Desta forma, o mesmo evita se deslocar e não corre o risco de pegar Covid-19,” salientou a subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Maylla Venturin.
Quem tem direito a receber o benefício?
Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que:
• Tiver sido dispensado sem justa causa;
• Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
• Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:
- pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
- pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
- cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
• Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
• Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Quais os procedimentos para receber?
1) Baixar aplicativo carteira de trabalho digital;
2) Ao acessar a carteira de trabalho digital ir na opção benefícios, e clicar na opção seguro-desemprego, clicar em solicitar;
3) Digitar o n° do Requerimento (Esse número é fornecido pela empresa, e o munícipe já vem com o documento);
4) Conferir os dados e clicar na opção “ciente e concordo com as regras” e finalizar colocando “concluir”.
5) Confirmar a solicitação do seu benefício.
“Ressaltamos a atenção ao preencher o número da conta que o munícipe receberá o benefício. Para conferir as parcelas, voltar no link benefício, Seguro Desemprego e consultar. Nesse link será possível ver as parcelas e dias que o munícipe receberá os valores”, explicou Maylla.
“Caso haja alguma divergência, o cidadão deve entrar em contato com o Sine da Serra para tirar suas dúvidas, pelo telefone 3252-7406 ou pessoalmente, sempre lembrando de usar a máscara, de 08h00 às 16h00”, concluiu.