Trabalho integrado leva a Serra a não ter feminicídios em 2022

Município foi o primeiro do Estado a ter uma secretaria para as mulheres

Trabalho integrado leva a Serra a não ter feminicídios em 2022


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra tem se dedicado intensamente nas ações de enfrentamento à violência contra a mulher, realizando inúmeras ações norteadas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), a primeira do tipo a ser implantada no Espírito Santo. 

Este trabalho pode ser medido pela ausência de feminicídios no município no ano passado, segundo  informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). De acordo com os dados da Sesp, em 2022 ocorreram 31 feminicídios no estado, 10 deles na região da Grande Vitória. 

A ausência da Serra na lista deve-se, entre outros fatores, às ações preventivas implementadas pelo poder municipal em parceria com o governo do Estado. 

“Quando se compara a outros dados estatísticos, observa-se que a emissão das Medidas Protetivas de Urgência tiveram um aumento muito expressivo. De 592, em 2017, para 848 em 2022. Isso pode significar que as medidas de proteção e enfrentamento estão sendo eficazes, apesar de necessitarem de aprimoramento. Um aumento de mais de 43% na expedição de medidas protetivas de urgência”, explica a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota. 

A secretária destaca que as medidas preventivas são o melhor caminho e que é necessário intensificá-las, lembrando que a Serra já está no caminho, tendo promovido cursos profissionalizantes, ações informativas e de sensibilização voltadas para mulheres e homens, mutirões nos bairros e atividades em parceria com as outras secretarias municipais.

Entre os serviços da Seppom, um dos destaques é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIS), porta de entrada para o atendimento de mais de 200 novas mulheres atingidas por violência de gênero no ano de 2022. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Os telefones para atendimento ou agendamento são (27) 3328-7500  e (27) 99836-2909.

Segue abaixo um resumo das atividades desenvolvidas pela Seppom ao longo do ano passado, com impacto direto nas estatísticas de feminicídio na Serra: 

- Turma de operadoras de ponte rolante (Parceria com a Findes);

- Turma mulheres eletricistas (Parceria com a Findes);

- Programa Qualifica Mais Progredir (parceria com o Ifes): 700 mulheres beneficiadas; 

- Ação Laço Branco: conscientização e mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher;

- Ação itinerante Conta Comigo: mutirão para ofertar e democratizar o acesso aos serviços públicos para moradoras das comunidades em maior vulnerabilidade do município; 

- Cursos diversos: empreendedorismo, maquiagem, fabricação de ovos de Páscoa, curso de manipulação de alimentos, entre outros;

- Participação no mutirão de serviços Serra + Cidadã; 

- Palestras e rodas de conversas para prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em escolas, CRAS, projetos sociais, igrejas, empresas, dentre outras, atingindo aproximadamente 950 pessoas.