UPA de Carapina agora possui sistema de áudio para a chamada de pacientes

A iniciativa visa contribuir com o fluxo interno de atendimentos para melhor acolher o usuário, além de ser uma medida de inclusão

UPA de Carapina agora possui sistema de áudio para a chamada de pacientes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina passou a contar com um novo sistema para informar e convocar os pacientes que aguardam por atendimento. Com o sistema de som, além de ler seu nome no painel eletrônico, a pessoa agora também escuta uma chamada de voz, que a orienta para qual sala deve se dirigir.

A iniciativa visa contribuir com o fluxo interno de atendimentos para melhor acolher o usuário, além de ser uma medida de inclusão, contemplando pessoas que não sabem ler ou deficientes visuais. A chamada por áudio também tem a expectativa de reduzir problemas, como em casos de o usuário não estar atento ao painel de chamada.

Os pacientes serão chamados por áudio em todos os procedimentos, como para classificação de risco, atendimento médico e medicação.

É importante lembrar que ao chegar à UPA o usuário precisa se apresentar na recepção para fazer o cadastro. Depois de fazer a ficha na recepção, ele é chamado para o acolhimento, onde um profissional de enfermagem faz a classificação de risco de acordo com seu estado de saúde.

Em seguida, o paciente é informado sobre para qual consultório ele irá, evitando confusão nos corredores internos. A chamada de som acaba com a necessidade do funcionário precisar chamar pelo paciente em voz alta por ele não ter prestado atenção no painel.

Caso o médico faça receita de medicação ou procedimento de enfermagem, a pessoa volta para a recepção, onde espera ser convocado pelo áudio e pelo painel para a sala específica.

Para a dona de casa Rayane Priscila Rodrigues, que costuma utilizar o serviço da Upa, o sistema de áudio ajuda o paciente que  está distraído ou se sentindo mal e, por isso, não presta atenção no painel eletrônico.

“Fica mais fácil dessa maneira, porque as pessoas não precisam ficar tão atentas à tela da TV e podem estar no banheiro também”, disse.