Usuários do serviço público da Serra beneficiados com serviços digitais

Digitalização de serviços trazem mais transparência e otimiza o tempo para usuários do serviço público e servidores da Serra

Usuários do serviço público da Serra beneficiados com serviços digitais

Texto: Andreia Soares - Foto: Karol Siqueira/Secom-PMS

Imagine uma pilha com mais de 215 mil folhas de papel. Agora imagine todas essas folhas não precisando mais ser utilizadas, garantindo economia, transparência e otimização do tempo. É o que a Prefeitura da Serra está fazendo por meio do Programa de Inovação na Gestão Pública.

Secretarias envolvidas

Esse programa é liderado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead), e nessa primeira etapa envolve a própria Sead, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria da Fazenda (Sefa) e disponibiliza, até o momento, 12 serviços de forma totalmente on-line.

As mais de 215 mil folhas de papel foram utilizadas no período de um ano, e são referentes aos serviços que agora estão disponíveis digitalmente.

Para a secretária de Administração e Recursos Humanos, Dayse Lemos, este Programa está ancorado na diretriz de governo da gestão do prefeito Sergio Vidigal, de modernização dos processos e procedimentos com ênfase na utilização da tecnologia.

Transparência e eficiência

O subsecretário de Administração, Pedro Henrique de Souza destaca que há diversas vantagens nesse processo. "Teremos ganhos significativos em transparência, segurança das informações e também, maior facilidade para gestão dos processos em meio digital.

Usuário é maior beneficiado

Pedro Henrique explica ainda, que o maior beneficiado é o usuário, que não precisará mais ir até o Protocolo Geral, aguardar para autuar os processos, podendo fazer as solicitações on-line de qualquer lugar.

A expectativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead), é que até o mês de maio, a digitalização dessas atividades diminua em cerca de 12% o número de processos sendo autuados no Protocolo Geral, que funciona no prédio da Prefeitura, em Serra Sede.

De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, esse é um grande e importante passo na gestão.

"O funcionamento do Sistema Eletrônico de Processos é um passo grande que estamos dando no caminho para uma cidade inteligente, inovadora, transparente e sustentável. Além de gerar uma economia processual, nesse momento de pandemia é importante implantar sistemas que facilitam o andamento dos processos também de forma não presencial. Esse é um compromisso que fiz com a população, dar transparência, agilizar as entregas e reduzir a burocratização. Vale lembrar que estamos virando uma chave importante na Serra, já que até 2023 o município não terá mais processos físicos", pontuou.

Lista dos serviços digitais

Veja abaixo quais os serviços estão totalmente digitalizados, não havendo necessidade de atendimento presencial no Protocolo Geral:

- Aprovação de Projeto;
- Certidão de Endereço Oficial;
- Conceção de Elevação de Nível;
- Consulta ao Plano Diretor Municipal (PDM);
- Direitos Adquiridos;
- Eventos de Folha de Pagamento;
- Gratificação de Assiduidade;
- Isenção de Imposto para Aposentados;
- Licença sem Vencimento;
- Nomeação de Servidor;
- Progressão Funcional do Magistério;
- Regularização de Edificações.