Secretaria de Educação estimula alunos a abraçar a leitura

O LiteraSerra promove ações que levam literatura e cultura para os alunos

Secretaria de Educação estimula alunos a abraçar a leitura


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Secom/ Edson Reis

A leitura é uma das mais importantes e interessantes vias da educação. Ela te leva a viajar, a se conectar com outras culturas e com você mesmo. A leitura te permite sonhar e contar histórias. É um propósito comum e resultado de toda obra construída. Contos, poesia, história em quadrinhos e romances, por exemplo, cada um com sua particularidade, às vezes dança, música, mas sempre leitura. 

E é pensando na beleza que é aprender através dos livros, da cultura em todas suas formas, que a prefeitura da Serra, por meio da secretaria de Educação, tem se dedicado em levar conhecimento para seus alunos, com essas ferramentas.

Da educação infantil ao ensino fundamental até à educação de jovens e adultos, todos precisam de acesso a interpretações culturais e anedotas leves para se compreender o currículo que lhes é designado. É importante despertar essa vontade de ser literatura para aqueles que, ainda que mais tarde, acharam a vontade de ser educação novamente. 

Na última quarta-feira (13) a Educação de Jovens e Adultos que acontece na Emef Jardim Bela Vista teve a oportunidade de experimentar essa sensação. O projeto LiteraSerra levou mais uma ação para as escolas: o Sarau Literário na Roça. 

No momento, os alunos apresentaram as leituras e produções criadas após trabalhos com vários segmentos de arte literária como cordel, poesia, dança e roda de leitura. A ocasião contou com a presença do Escritor e morador da Serra Teodorico Boa Morte.

Com tema festivo julino, quem participou fez uma leitura completa da cultura. Uma noite declamada em poesia que ficou marcada na história para ser contada mais tarde.