Vem aí a Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

O evento integra o Ciclo Folclórico da Serra, e conta com três dias de festas

Vem aí a Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

No primeiro final de semana de novembro vai acontecer a tradicional e centenária Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, na comunidade de Pitanga. O evento integra o Ciclo Folclórico da Serra, e conta com três dias de festas.

Excepcionalmente em 2022, devido ao calendário eleitoral, a festa passou da última semana de outubro para os dias 4, 5 e 6 de novembro, mas com a alegria de sempre! Estão programadas apresentações e encontros de bandas de congo; fincada e puxada do mastro com o navio Palermo; bem como shows musicais; queima de fogos, entre outras atrações.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito não só preserva toda a condição cultural de natureza imaterial do congo, como, também, acontece no cenário que favorece essa reminiscência antropológica, devido a sua permanência e manutenção na área rural, preservando a identidade cultural e religiosa dos interiores.

Atualmente, no município, as festas de Pitanga e Santiago são as únicas que acontecem nas próprias comunidades agregando, assim, valores de natureza paisagística histórico-cultural, em razão das suas características.

Vale a pena destacar que a Serra é o maior celeiro de bandas de congo do Espírito Santo: com 19, entre elas, 10 adultas e 9 mirins. Portanto, cada banda adulta tem um grupo mirim, confirmando a manutenção e preservação da herança cultural do congo.

Ajuste na data da festa

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, faz parte do calendário municipal de eventos na Serra, sendo realizada, tradicionalmente, no último final de semana de outubro.

Neste ano, não seria diferente, pois estava prevista para acontecer nos dias 28, 29 e 30, no entanto, por coincidir com o segundo turno do período eleitoral, a Prefeitura da Serra, por meio da Comissão Municipal de Eventos e considerando a excepcionalidade do momento, avaliou a possibilidade de transferência da data para o final de semana seguinte.

Para tanto, foram levadas em consideração as orientações de natureza legal, técnica e operacional que conduzem os serviços públicos e as forças de segurança, tanto na esfera municipal quanto na estadual.

A mudança da data, excepcionalmente em 2022, aconteceu de forma consensual, pelo Coletivo da Comissão de Eventos, sem prejuízo da alegria, da paz, da manutenção do calendário oficial, das tradições populares e das determinações legais.

Para essa tomada de decisão, também foram convidados os representantes da Associação de Bandas de Congo e os Festeiros de Pitanga, que são os realizadores do evento, além das lideranças comunitárias.

Confiram a programação musical da Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito:

Dia 04/ 11 (sexta-feira)

Às 20h: Banda Ritmos