Especialista orienta como ter segurança financeira

Palestra foi realizada no último dia 9, no Centro de Convivência do Idoso

Especialista orienta como ter segurança financeira


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

Mais um encontro do projeto “Palestras Circulares”, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS), reuniu dezenas de pessoas na última quarta-feira (9) no Centro de Convivência do Idoso de Serra-Sede.  

O tema “Segurança Financeira e Prevenção a Golpes” foi apresentado pela advogada Daniele Vasconcelos Marim.

 

Principais temas abordados

Durante o encontro, Daniele disse que, a cada dia, bandidos criam novos golpes criativos para enganar pessoas inocentes e aquelas que desejam ganhar dinheiro fácil e rápido. Segundo ela, esses milhares de golpes ocorrem diariamente por meio de abordagens nas ruas, por telefone, em casa e pela internet e por isso a vigilância tem de ser 24 horas.

Para o público alvo da palestra – idosos do Centro de Convivência e os assistidos pelo IPS – a vigilância é ainda mais importante. “Idosos são alvos muito procurados pelos golpistas, pois, geralmente, são pessoas fragilizadas, o que os tornam presas fáceis. O golpista é um oportunista que se vale de um momento de descuido da pessoa”, afirmou Daniele.

A informação, segundo ela, é uma importante ferramenta para a prevenção das situações de risco, pois os golpistas estão sempre se modernizando e criando novas estratégias.

A palestrante deu algumas dicas de segurança: evitar ir ao banco desacompanhado; não receber em casa pessoas estranhas, mesmo que elas estejam uniformizadas; descartar mensagens sobre prêmios e sorteios recebidas no celular; evitar ruas desertas; não passar informações pessoais por telefone e, se possível, adquirir um identificador de chamadas; priorizar realizar as tarefas durante o dia; verificar a confiabilidade dos sites de compras pela internet, entre outras.

Por fim, Daniele recomendou aos participantes que permaneçam sempre em estado de alerta contra os oportunistas e que, em caso de dúvida, não se sintam constrangidos em buscar ajuda com um familiar, amigo ou vizinho. “Antes de tomar qualquer decisão, é preciso prestar atenção aos detalhes e procurar informações sobre a situação que está acontecendo”.

Ao final da palestra, foi aberto um momento para perguntas dos participantes e todos receberam material informativo com os principais tipos de golpes aplicados e dicas de segurança.