GPSE

 

A Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) tem a função de gestão, coordenação, monitoramento e avaliação dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios da Rede de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, com vistas ao atendimento assistencial destinado a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medida socioeducativa, situação de rua, situação de trabalho infantil, dentre outras, que tiveram seus direitos violados e ou ameaçados.

 

Responsável:

E-mail: protecaoespecial.semas@serra.es.gov.br

Telefone: (27)3291-2425

 

MÉDIA COMPLEXIDADE

 

Os Serviços de Proteção Social Especial de Média complexidade atendem a famílias e ou indivíduos cujos direitos foram violados, mas que permanecem com vínculos familiares e comunitários. São serviços de orientação e apoio sociofamiliar, abordagem social, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros.

 

ALTA COMPLEXIDADE

 

Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem a proteção integral – ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, segurança, acessibilidade e privacidade – para indivíduos que se encontram em situação de violação de direitos, e tiveram seus vínculos familiares e ou comunitários rompidos. Os serviços também devem assegurar o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento da autonomia dos usuários.