Campanha Praia Limpa

Realizada pela Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, a Campanha “Praia Limpa” visa não só a conservação da “limpeza das praias”, mas a Educação Ambiental de forma ampla e irrestrita.

O projeto tem por objetivo promover ações educativas e informativas aos usuários da praia e à sociedade da região de abrangência da Campanha, que suscitem a aquisição de comportamento sanitário e ambientalmente saudáveis, enfatizando a problemática do lixo, a preservação ambiental e o papel do indivíduo como agente ativo desse processo.

São desenvolvidas nas praias diferentes ações educativas, procurando informar e educar os banhistas da importância de manter seu meio ambiente limpo, enfatizando a problemática do lixo, balneabilidade e a preservação ambiental.

Ações realizadas:

- Instalação de “placas educativas” pelo litoral;

  • Realização de caminhadas ecológicas com abordagem direta aos banhistas nas praias com distribuição de sacolas plásticas oxibiodegradável e material informativo;

  • Cercamento e plantio de restinga em algumas áreas nas praias de Jacaraípe e Manguinhos;

  • Instalação de placas sobre a vegetação de restinga (área de preservação permanente);

  • Ações de fiscalização ambiental quanto ao combate a ocupação irregular de áreas verdes e restinga, além da poluição sonora, período de piracema e denúncias ambientais;