Unidades de Conservação

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA)

 

APA Estadual do Mestre Álvaro

Maior e mais representativo monumento natural, cultural histórico e paisagístico da Serra. É um maciço cristalino, que faz parte da Serra do Mar, destacando-se na paisagem dos tabuleiros litorâneos e das planícies flúvio-marinhas. Com 833 metros de altitude, o monte Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira. Está localizado a 4km da sede município. As nascentes e córregos que ali ocorrem, são contribuintes das bacias hidrográficas do Rio Jacaraípe e do Rio Santa Maria da Vitoria.

Relação de Guias (Clique aqui)

 

APA Municipal da Lagoa Jacuném

Criada em 1998. A região está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe e os principais cursos d’agua são os córregos Jacuném, Barro Branco e Venner. Essa APA possui remanescentes da Mata Atlântica de Tabuleiro em diversos estágios de sucessão declaradas de preservação permanente.

 

APA Estadual de Praia Mole

Criada em 1994 e envolve uma região com remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas associados, como restinga e lagoas costeiras (Lagoa de Carapebus e Lagoa do Baú). A área tem como finalidade preservar os recursos naturais e paisagísticos e é referência em desova de tartarugas.

 

APA Municipal do Morro do Vilante

Criada em 1999 e está localizada na sede Município. Este monumento da natureza exibe uma beleza cênica com formações rochosas e vegetação rupestre. Grande parte de sua área é ocupada por remanescentes da Mata Atlântica e também existem aproximadamente 20 nascentes.

 

APA Municipal Manguezal Sul

Criada em 2012, está localizada nas proximidades dos bairros Jardim Carapina e André Carloni, do Terminal Intermodal da Serra (TIMS) e do loteamento Alphaville Jacuhy. Foi designada para proteger os ecossistemas Manguezal e Apicum que possuem relevante importância para a conservação da biodiversidade local e que necessitam atenção especial quanto à sua conservação, uma vez que formam um mosaico que favorece a diversidade de espécies na região.

Estando inserida na proposta de uso sustentável do ecossistema de manguezal, considerado berçário para diversos animais, peixes, moluscos e crustáceos. Presente no Mosaico de Áreas de Manguezal da Baía de Vitória, contribui para a proteção e conservação da diversidade biológica, disciplinando a ocupação do espaço. Possui uma sede administrativa em uso concomitante ao Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy.

 

Parque Natural Municipal de Bicanga

Criado em 2007, está numa área de relevante importância para a proteção dos recursos hídricos, da mata paludosa, da restinga em vias de recuperação, sendo que a localização dentro do corredor da Mata Atlântica é um fator fundamental para assegurar a proteção e preservação dos ecossistemas associados.