1.600 professores fazem treinamento em Valores Humanos na Serra

Professores da Serra vão ensinar sobre amor, verdade e não violência

1.600 professores fazem treinamento em Valores Humanos na Serra


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (7) professores da Serra e demais profissionais ligados à educação receber am treinamento em Valores Humanos, por meio do Programa Educação em Valores Humanos. Através de uma parceria com a empresa Arcelor Mittal foram capacitados 1.600 profissionais durante a manhã e tarde desta quarta (7). A capacitação continua nesta quinta-feira (8).

Além dos professores da Secretaria Municipal de Educação, a formação também contempla técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Serviços, Saúde, Defesa Social, Políticas Públicas para as Mulheres, além de técnicos do Programa Nacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A formação é ministrada pela Psicóloga e especialista em Programação Neurolinguística Izabel Cristina Ribeiro de Carvalho. Durante o “minicurso” serão trabalhados os temas de suporte teórico e sensibilização e aplicação prática dos Valores Humanos.

Após essa etapa, as escolas desenvolverão projetos e atividades pedagógicas que incluam o tema Valores Humanos, como amor, verdade, não violência, boa conduta, coletividade e cuidado, com uma visão de formação integral do ser humano.

Ao todo 23 Unidades de Ensino aderiram ao Programa, sendo 17 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 6 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

A secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, lembra que a adesão ao programa é uma ação voluntária das escolas, para que o trabalho seja abraçado e desenvolvido de forma consciente e com afinco.

“É um programa maravilhoso que atinge não só as crianças, mas, também, pais, professores, coordenadores e demais funcionários participantes”. A secretária acrescenta ainda que: “Nas escolas onde o Programa é desenvolvido o estudante vivência desde cedo a prática dos valores fundamentais à construção de um caráter sólido, por meio, de uma educação voltada para o coração, dando ênfase ao conhecimento que vem de dentro, onde está a fonte de toda a sabedoria”.

 

Participantes:

EMEFs: Flor de Cactus, Feu Rosa, Eulália Falquetto Gusmann, Abel Bezerra, Prof.ª Valéria Maria Miranda, Manoel Carlos de Miranda, Irmã Cleusa Carolina Rody, Centro de Jacaraípe, Aldary Nunes, Rubem Alves, Jorge Amado, Maria Helena Baioco, Belvedere, Leonel de Moura Brizola, Paulo Freire, Jardim Bela Vista e Prof.ª Amélia Loureiro Barroso.

CMEIs Antônio Laia, Zilda Arns, Nilda Vanette, Paulo Martinho Gomes, Prof.ª Maria Ângela Teixeira Simões e Prof.ª Vera Lúcia Lorençon.