400 jovens da Serra receberão capacitação profissional

Apresentação do Procap começará a ser realizada nesta quinta (20)

400 jovens da Serra receberão capacitação profissional


Texto: Denys Lobo
Foto: Divulgação

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra vai realizar nesta quinta-feira (20) a primeira apresentação do Programa de Capacitação Profissional Sócioeducativo (Procap) para os jovens do município. O encontro será realizado no auditório da faculdade Unesc, em Portal de Jacaraípe.

O objetivo é capacitar e qualificar os adolescentes serranos, de forma a contribuir para a sua formação e qualificação profissional, visando sua futura inserção no mercado de trabalho.

Durante o mês de agosto serão realizadas quatro apresentações do Procap para os jovens e suas famílias, totalizando 400 adolescentes da Serra. Eles receberão orientações e informações quanto aos compromissos e responsabilidades dos adolescentes e seus responsáveis legais, referente ao cronograma de execução de atividades preparatórias do Programa.

As duas primeiras apresentações serão realizadas nesta quinta-feira (20), das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, e as outras duas acontecerão na próxima quinta-feira (27), também na Unesc e nos mesmos horários.

De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Romário de Castro, essas apresentações têm uma importância fundamental no calendário do Programa. “Além da introdução inicial ao Procap e a sua legislação, os alunos vão receber orientações sobre os direitos e deveres no ambiente de trabalho, comportamento e postura profissional, entre outros”, explicou.

Na Serra

Atualmente, cerca de 1200 jovens de 14 a 18 anos estão cadastrados no Procap no município. A proposta é capacitá-los e atender as empresas que estão comprometidas com o programa, dando assim uma oportunidade para esses jovens entrarem no mercado de trabalho.

Durante os próximos meses, os jovens irão participar de oficinas de capacitação com diversas temáticas: redação administrativa, ética e cidadania, e saúde na adolescência.