Abertas 100 empresas por dia na Serra

A abertura das empresas dura de 30 a 45 minutos no Ciampe

Abertas 100 empresas por dia na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube

Para quem quer empreender e precisa de um “empurrãozinho” para abrir o próprio negócio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) faz o serviço sem burocracia e em um só lugar. A facilidade pode ser encontrada no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), que funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o diretor do Ciampe, Sebastião Sabino de Souza, são abertas, em média, 100 micros e pequenas empresas por dia na Serra. Os segmentos mais demandados são os de serviço, como pedreiro, carpinteiro, eletricista, cabeleireiro e representantes comerciais. “Também está em alta a abertura de empresas nas áreas de venda de marmitas, casa de ração, lojas de roupas, bares e lanchonetes”, acrescentou.

“O objetivo do Centro é facilitar a vida do empreendedor, para que ele abra seu negócio sem precisar ir a vários órgãos públicos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli.

No Ciampe é dada orientação sobre o registro de CNPJ, cadastro municipal, nota fiscal eletrônica, licença da vigilância sanitária, cadastro para obtenção do alvará de funcionamento e alvará do Corpo de Bombeiros e informação e linhas de créditos disponíveis. Também há agendamento para palestras gratuitas do Sebrae sobre direitos e deveres dos empreendedores.

O Centro reúne representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária, o que garante comodidade para a população, além de agilidade e centralização dos serviços para a redução da burocracia.

Endereço e contato

Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe)
Local: Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe
Horário de atendimento presencial: 8 às 16 horas

Saiba Mais:

No site da Prefeitura da Serra há um guia de serviços online, confira em www.serra.es.gov.br/site/guiadeservicos

Passo a passo e documentos necessários para abrir sua empresa

Serviços:

Passo 1 - Consulta de Viabilidade

Preencher formulário (somente estabelecimento fixo) e protocolar no Ciampe:

a) IPTU - inscrição imobiliária (caso não possua, retirar na Regional Fiscal)
b) Metragem do estabelecimento

Passo 2 - Registro da empresa - Inscrição Municipal

Preencher formulário e protocolar no Ciampe com as cópias dos seguintes documentos:

a) CPF
b) RG
c) Comprovante de residência (energia, telefone ou outros em que conste o CEP correto)
d) Título de eleitor (caso o proprietário não tenha declarado nos anteriores o Imposto de Renda da Pessoa Física - IRP)*
e) Nº do recibo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), caso tenha declarado nos anos anteriores*
f) IPTU
g) Certificado de MEI (pode ser adquirido no Ciampe)

*Atenção: apresentar cópia com documento original

A opção abaixo se enquadra apenas para prestadores de serviço (não é obrigatório)

Nota fiscal Eletrônica (Prestadores de serviço)

Preencher formulário e protocolar com as cópias dos documentos abaixo:

a) CPF
b) RG
c) Comprovante de residência ou comercial, se a atividade for fora da residência
d) Viabilidade Deferida (consultar se há necessidade, conforme atividade)
e) IPTU (importante constar o endereço do imóvel, geralmente encontrado na capa e/ou contracapa)
f) Certificado de MEI (pode ser adquirido no Ciampe)

Passo 3 - Alvará do Corpo de Bombeiros (somente estabelecimento fixo): é possível dar entrada no alvará, via Ciampe, ou online, no site do Corpo de Bombeiros

Passo 3.1 - Emissão do DUA

a) Solicitar no atendimento o DUA, de acordo com a metragem

Passo 3.2 - Protocolo de Vistoria - preencher formulário e protocolar com as cópias dos documentos abaixo:

a) Comprovante de pagamento do DUA (Documento Único de Arrecadação)
b) CPF e Identidade
c) Comprovante de residência
d) Certificado de MEI

Passo 4 - Alvarás

-Licença da Vigilância Sanitária (atividades relacionadas à alimentação, estética, beleza e animais)

- Alvará de funcionamento (inscrição municipal, viabilidade, vistoria dos Bombeiros, vistoria sanitária). Para Alvará Provisório, é apenas necessário o protocolo de entrada do processo relativo à atividade desempenhada no município.

Palestra do Sebrae gratuita agendada pelo Ciampe:

Agendamento: presencial no Ciampe
Quando acontecem as palestras: todas as quartas-feiras, das 9 às 11 horas.