Aulas de violão e voz para adolescentes e jovens fora da escola

Estão sendo ofertadas oficinas

Aulas de violão e voz para adolescentes e jovens fora da escola

Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação

A Serra está indo em busca de adolescentes e jovens da Serra que não estão frequentando a escola para promover a reinserção desses meninos nas comunidades. Uma parcela desse público está cumprindo medida sócioeducativa, por ter cometido atos infracionais.

Uma força-tarefa, formada por diversas secretarias municipais e também pelo Programa de Liberdade Assistida Comunitária "Casa Sol Nascente", está trabalhando na ação. Conforme explica a secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, embora o poder público sempre oferte cursos e oficinas para esse público, ele não é alcançado. “Esses jovens se sentem à margem da sociedade, estão desacreditados e desmotivados. Muitas vezes estão envolvidos com questões como drogas e não se sentem atraídos pelo que oferecemos”.

Rangel acrescenta que o objetivo é dar um novo significado para a vida de jovens e adolescentes. Também serão alvo da ação crianças que sejam identificadas em situação de trabalho infantil. Eles serão encaminhados para oficinas e formações e ainda para outros serviços públicos, conforme as necessidades individuais.

As famílias também participam do processo. “Estamos envolvendo, mobilizando cada família, para que se sintam motivadas, e voltem a acreditar que a mudança é possível”, declara.

Na última terça-feira (28) foi realizada uma articulação local em Vila Nova de Colares, onde acontecerão as próximas oficinas.

Participam da ação as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação, de Direitos Humanos e Cidadania, de Trabalho e Renda, de Defesa Social, de Habitação e de Turismo, Esporte e Lazer.

Vagas abertas

Dentro do projeto estão sendo ofertadas 180 vagas em oficinas de violão, voz, percussão em Vila Nova de Colares. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sistemas.es.gov.br/sedh/ocupacaosocial/famesnascomunidades até o dia 9 de abril.

As oficinas são fruto de parceria com o Governo Estadual, por meio do programa Ocupação Social, e neste caso, com a Federação de Musica do Espírito Santos (Fames). As aulas são direcionadas a um público de 10 a 24 anos e começaram no dia 17 de abril.

Outra ação, já em curso, é uma capacitação em empreendedorismo para 60 pessoas que têm o sonho de ter um negócio próprio. As oficinas estão acontecendo no Estação Conhecimento, em Novo Horizonte.