Bate-papo com adolescentes sobre corpo, saúde e educação

Diferentes ações aconteceram ao longo da semana em projeto social da Serra, escola e no Cras-CAI de Jardim Carapina
Bate-papo com adolescentes sobre corpo, saúde e educação
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Divulgação

Olha que Papo Legal! O Programa Adolescente Cidadão (PAC) tem desenvolvido várias ações educativas na Serra. Nesta semana, teve bate-papo sobre prevenção da gravidez precoce, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cuidados com o corpo e outros temas relacionados à saúde e à educação, além de alegria e diversão nas oficinas.   

Os estudantes do projeto social Cidade do Garoto, financiado pela Prefeitura da Serra, receberam na última quarta-feira, 22, a Profª Denise Tomassi, que falou sobre cuidados com o corpo, alimentação saudável, saúde sexual e muitos outros “Papos Legais”. A programação foi encerrada com muita música e animação.  

Além disso, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aureníria Corrêa Pimentel, em Novo Horizonte, aconteceu na última segunda-feira, 20, a ação educativa “Exemplos de Vida". O projeto visa reunir, mensalmente, estudantes da rede pública da Serra em bate-papos com técnicos, supervisores e gerentes da ArcelorMittal, que falam sobre superação, lutas e conquistas. 

Segundo a coordenadora do PAC, Leila Paiva, a cada encontro cerca de 50 adolescentes participam do projeto. “A ação acontece todo mês em diferentes unidades de ensino”. 

A coordenadora comentou que é comum a busca por referências durante essa fase da vida.  “Os alunos têm se identificado com as histórias e percebem que é possível crescer, mudar de vida e fazer boas escolhas. Acredito que, por meio do programa, trabalhamos a autoestima dos adolescentes, que compartilham vivências diversificadas e são incentivados a sonhar e construir seus projetos de vida”, disse Leila. 

Nas oficinas de teatro e futebol desenvolvidas pelo PAC, as crianças e adolescentes deram um show de criatividade e energia esta semana. Elas acontecem toda terça e quinta no Centro de Atendimento Integrado de Jardim Carapina (CRAS-CAI).