Aluno especial da Serra conquista 1º lugar no Ifes

O aluno Fabrício Seeberger Rangel é da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Maria Istela Modenesi, em Jacaraípe
Aluno especial da Serra conquista 1º lugar no Ifes
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Divulgação-PMS

Esforço e dedicação: essas são palavras que combinam com a história do menino Fabrício Seeberger Rangel, de 14 anos, portador de autismo e aprovado em primeiro lugar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no curso de mecatrônica, no campus Serra. O aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Maria Istela Modenesi, em Jacaraípe, conseguiu vencer as barreiras do preconceito e alcançar um sonho. 

Apaixonado por robôs, Fabrício sempre quis construir um. E agora vai conseguir até cumprir a promessa que fez para mãe: construir um robô que lava louças! “Estou emocionada demais. Sei que o resultado é fruto de muito esforço, estudo e acolhimento da escola. Muitas pessoas não acreditavam, até familiares, mas seguimos firmes com o apoio da Educação Especial da Serra”, contou a mãe do menino, Fabiana Seeberger Rangel.

Para a assessora pedagógica Anadir Maulaes Carvalho, que acompanha Fabrício desde o 1º ano, a parceria entre a família e a equipe pedagógica refletiu diretamente no desempenho do estudante. “Estou muito orgulhosa. Toda equipe está!”, disse.

A professora especialista, Julimary Figueiredo, conta que as notas do Fabrício sempre foram boas e que a equipe (professor, estagiário, cuidador, diretor) buscou metodologias diferenciadas para o aluno especial. “Preparamos atividades e provas diferenciadas para ele. Além disso, adaptamos todo o conteúdo para a metodologia de contação de história”.

Segundo Julimary Fabrício já é inspiração para outros alunos, que começaram a sonhar com uma vaga no instituto federal.

Educação Especial na Serra

A Serra possui 1.785 estudantes público alvo da Educação Especial.