Alunos levam mensagens de paz pelas ruas de Serra-Sede

O Desfile Cívico destacou a cultura da paz

Alunos levam mensagens de paz pelas ruas de Serra-Sede

Texto e fotos: Jaqueline Vianna

Mensagens de paz, civilidade, respeito às pessoas e ao meio ambiente. Divulgando ideias como essas e com muita música e animação, alunos da rede de ensino da Serra protagonizaram na manhã deste domingo o Desfile Cívico Municipal – Serra da Paz 2015, na Avenida Getúlio Vargas, em Serra-Sede.

Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento alusivo ao dia da Independência do Brasil , 07 de setembro, e realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação (Sedu).

Desfile

“Todos os anos venho ver o desfile cívico na Serra e percebo que está cada vez melhor. Esse ano fiquei muito satisfeito com a qualidade das bandas e com a excelente organização do evento”, disse o auxiliar técnico Antonio Julio de Aguiar, acompanhado de sua afilhada Ana Alice, de 3 anos de idade.

Além do público, marcaram presença no evento as Secretarias Municipais, escolas, militares, organizações filantrópicas e outras entidades, em um clima de segurança e tranquilidade, trabalhando juntos para o resgate e vivência dos valores cívicos.

O prefeito Audifax Barcelos acompanhou a apresentação dos participantes do evento:  12 escolas da rede pública municipal – totalizando 2655 alunos; uma escola particular – 300 alunos; militares – 230 participantes; Polícia Civil; instituições e grupos organizados – 635 pessoas; além de 15 bandas. Ao final do desfile, os servidores da Prefeitura da Serra que contribuíram para a realização do evento também desfilaram e foram homenageados pelo público e pelo prefeito.

"Nosso desfile cívico é um incentivo ao amor à Pátria. Neste ano, o tema central foi 'Serra da Paz', que trouxe uma importante reflexão sobre a participação e envolvimento de todos para multiplicarmos a cultura da paz. Seja nos nossos lares, na nossa família, no nosso bairro, trabalho ou escola. Com a união de todos, vamos construir uma cidade ainda melhor", ressaltou o prefeito Audifax.

“Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência e são valores reforçados em ações como esta”, ressalta a secretária de Educação, Vera Castiglioni, ao explicar o tema do desfile desse ano.

Participantes do evento:

Escolas: 12 unidades da rede municipal da Serra – totalizando 2655 alunos; 01 escola particular – 300 alunos; Militares – 3ª Cia do 1º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar, 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo-EAMES (Banda e Pelotão), Pelotão do 6º Batalhão da Polícia Militar, Banda Junior da Polícia Militar, Agentes de Trânsito Municipal – totalizando 230 militares; Polícia Civil; Instituições e Grupos Organizados - Grupo de Idosos do Centro de Convivência Serra Sede, Residência Inclusiva, Cidade do Garoto, APAE, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDPD), Projeto Interfami, Estação Conhecimento da Vale, Aventureiros e Desbravadores. – totalizando 635 participantes; Bandas – 15: Banda Estrela dos Artistas (Serra-Sede); Banda de Congo Mirim Konschacinha (Serra-Sede); Banda da Emef Profª Maria Magdalena Pisa (Serra); Banda da Emef Sônia Regina - Banda Dourada (Serra); Banda Marcial do Município de Jaguaré (Jaguaré); Banda EEEM Clóvis Borges Miguel (Serra); Banda da Emef Professor João Bandeira (Vitória); Banda Umef Juiz Jairo de Matos Pereira (Vila Velha); Banda Umef Ulisses Álvares (Vila Velha); Banda dos Desbravadores e Aventureiros; Banda União Racional (Goiabeiras – Vitória); Banda Júnior da Polícia Militar; Banda da Escola de Aprendizes de Marinheiros – EAMES (Vila Velha); Banda de Congo da Emef Cascata (Serra).