Apreensão de drogas e recuperação de carros roubados em 50 dias de atuação da guarda

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Secom

A Guarda Civil Municipal da Serra completou 50 dias de atuação e contribuição para prevenir a criminalidade e manter a paz social no município. Nestes primeiros dias de trabalho, foram registradas 22 ocorrências que resultaram em condução de suspeitos, apreensões de armas, de drogas e recuperação de veículos roubados.

A corporação participou também das ações de vacinação contra a febre amarela, com presença em unidades de saúde e nos mutirões realizados no Pavilhão de Carapina e no Parque da Cidade.

Para avaliar o trabalho da primeira turma da GCM nesse período e alinhar alguns procedimentos, a Secretaria de Defesa Social (Sedes) promoveu uma reunião com os agentes.

A reunião contou com a participação do secretário de Defesa Social, Josemar Sperandio, do secretário-adjunto da Guarda Civil Municipal, Reginaldo Santos Silva, do secretário-adjunto de Defesa Social, Igor Bromonschenkel de Almeida, e do Chefe de Divisão Comunitária da Guarda Civil Municipal, Antonio Pereira Filho.

“A implementação da Guarda Civil Municipal é uma ação do prefeito Audifax Barcelos em um momento de grande esforço financeiro, a fim de melhorar a qualidade de vida do cidadão serrano, aumentando as ações de patrulhamento preventivo e contribuindo, com isso, para o aumento da segurança no município”, pontuou o secretário de Defesa Social da Serra, Josemar Sperandio.

De acordo com o secretário-adjunto da Guarda Civil Municipal Reginaldo Santos Silva, a reunião serviu para que a Sedes fizesse uma avaliação por meio de estudos de casos de algumas das intervenções feitas pelos agentes da Guarda Municipal, buscando o aprimoramento técnico-profissional das atividades.

Durante a reunião, os agentes compartilharam as experiências vivenciadas nestes quase dois meses de atuação nas ruas.

“Nós conseguimos botar em prática os aprendizados no curso de formação e novos aprendizados nas ruas, uma nova realidade à qual estamos nos adaptando. Em relação às atividades, estamos inibindo crimes em regiões comerciais e parques. A experiência que tive nesses 50 dias foi excelente e a Guarda Municipal da Serra só tende a crescer”, disse o agente Henrique Nepomuceno Sardinha.

A agente Walmária Oliveira Ramos se lembrou da satisfação de atuar em uma função que impacta diretamente no bem estar das comunidades. “É bastante gratificante a profissão, estou ficando cada dia mais apaixonada porque a gente tem como ajudar a sociedade de uma forma efetiva, e isso é muito importante e gratificante”, disse a agente Ramos.

Algumas das ocorrências de destaque registradas pela Guarda Civil Municipal nos primeiros 50 dias de atuação:

- Detenção de suspeito de tráfico e apreensão de drogas em Vista da Serra I, atuação em conjunto com a Central de Videomonitoramento.

- Recuperação de uma motocicleta roubada em São Diogo II, também em conjunto com a Central de Videomonitoramento.

- Apreensão de 28 pedras de crack e detenção de um suspeito de tráfico em Carapina.

- Apoio à atuação de equipes do Exército e da Força Nacional no município da Serra.

- Presença nos mutirões de vacinação contra febre amarela promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde no Parque da Cidade e no Pavilhão de Carapina, bem como patrulhamento nas imediações das Unidades de Saúde onde eram oferecidas vacinas contra a doença.

- Recuperação dos veículos roubados Ford Fiesta e Picape Touareg.

- Detenção de dois indivíduos que haviam cometido um assalto momentos antes. Com eles foram apreendidos uma arma de brinquedo, drogas e o produto do roubo, uma bolsa feminina.