Arara Canindé resgatada no Mestre Álvaro

Alfredo, uma arara canindé muito conhecida nos bairros de Manguinhos e Cidade Continental, foi capturada e resgatada na última segunda-feira (29)

Arara Canindé resgatada no Mestre Álvaro

Texto: Gabriela Conti - Foto: Fiscalização PMS

Alfredo, uma arara canindé, muito conhecida nos bairros de Manguinhos e Cidade Continental, foi capturada e resgatada na última segunda-feira (29). A ação foi realizada pela Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra, após ser capturada por um morador.

O animal circulava pela região e estava sendo monitorado pela Fiscalização. O resgate aconteceu por se tratar de um animal silvestre que não está em seu habitat natural e corria o risco de ser capturado por moradores e comercializado.

“A arara já era conhecida pelos moradores, e estávamos de olho. Um morador conseguiu capturá-la no Mestre Álvaro e ligou para a gente ir lá recolhê-la. Já tinha gente querendo capturar o animal para vender por 5 mil reais”, explicou o diretor de fiscalização, José Luiz Scaquette.

De acordo com o técnico ambiental do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), Rogério Santos Araújo, a ave é domesticada e deve ter fugido de alguma residência há alguns meses. “Ela já fazia voos longos, mas vem no dedo de humanos, com facilidade, principalmente mulheres. Essa arara não é típica de Mata Atlântica. Ela é encontrada na região do Cerrado, típica de Minas Gerais e Goiás”, contou.

A arara, que não se sabe se é macho ou fêmea, está em boas condições de saúde e será enviada ao projeto Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz. Lá, ela será reintroduzida em seu habitat natural.

Fiscalização

O telefone para acionar a Fiscalização para recolher animais silvestres é 99951-2321/ 0800 283 9780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.

A multa para quem for pego com animais silvestres varia de R$ 50 a R$ 300, mais R$ 50 por espécie, e para animais que estão na lista de extinção é de R$ 100. Se tiver mais de três unidades, é caracterizado como comércio ilegal e a multa é aplicada em dobro. Com mais de 10 unidades, é considerado tráfico de animais e multa é multiplicada por cinco.