Associações de catadores recebem apoio da Prefeitura

As associações reaproveitam mais de 50 toneladas de material reciclável por mês

Associações de catadores recebem apoio da Prefeitura

Duas associações de catadores de materiais recicláveis da Serra contam com parceria e convênio com a Prefeitura. São elas a Recuperlixo, com sede em Jardim Tropical, cujo convênio data de 2010, e a Abrasol, localizada em Planalto Serrano, conveniada desde 2014.

As duas juntas somam 33 associados e reaproveitam mais de 50 toneladas de material reciclável por mês, entre plástico, papel, alumínio, ferro, cobre, vidro, entre outros. Resultado de parcerias com a Prefeitura e outras instituições, além da contribuição de famílias dos bairros onde atuam.

Os convênios atendem as determinações de um termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura da Serra e o Ministério Público Estadual. Pela Prefeitura, a gestão fica sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Departamento de Economia Solidária.

A verba repassada via convênio é utilizada no pagamento das despesas fixas como as contas de água, energia elétrica, telefone, locação de caminhão, combustível, alimentação, equipamentos de proteção individual e em capacitação, como os treinamentos relacionados à saúde e segurança do trabalho.

Como resultado para a sociedade, o trabalho destas associações promove uma série de benefícios, entre eles a melhoria da situação social e da qualidade de vida dos trabalhadores e da comunidade do entorno, gera renda e inclui cidadãos no mercado de trabalho, proporciona dignidade e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo também com a preservação do meio ambiente e para o aumento da coleta seletiva.

“Atuamos seguindo os princípios da economia solidária e do associativismo. Aqui, todos somos patrões e todos somos empregados. Decidimos tudo de forma democrática e quem está associado não quer sair. Mas incentivamos que todos estudem e mantenham seus filhos nas escolas, para que seja possível conquistar ainda mais dignidade no futuro. Damos muito valor para a família”, explica Sileia dos Santos Araújo, catadora e diretora presidente da Abrasol.

Mais uma associação

Uma terceira associação de catadores de materiais recicláveis foi constituída no município. Trata-se da Amarvila, localizada em Vila Nova de Colares, e que contará com galpão cedido pela Prefeitura e firmará também um convênio com a municipalidade.

Contatos

Moradores e condomínios interessados em mais informações sobre as associações podem entrar em contato pelos seguintes telefones:

Abrasol: 99507-9164, falar com Sileia.
Recuperlixo: 99573-1163, falar com Fabrícia.