Cadastro aberto para carroceiros participarem de programa de reinserção profissional

Texto: Samantha Dias

Será aberto nesta quarta-feira, dia 30, o período de cadastro dos condutores e proprietários de carroças, conhecidos como carroceiros, que participarão do programa desenvolvido pela Prefeitura da Serra que vai oferecer cursos de capacitação, encaminhamento a emprego e, ainda, indenização para aqueles que entregarem os animais e veículos.

O cadastro é para participação no Programa de Reinserção Profissional dos Proprietários e Condutores de Veículos de Tração Animal. O Projeto de Lei, que trata sobre a proibição de utilização de veículos movidos a tração animal na cidade, está sendo elaborado pela administração municipal.

“Ainda costumamos encontrar muitos carroceiros pelo município, que usam desse meio para transportar móveis, entulhos, tijolos, entre outras coisas. Alguns complementam a renda com essa atividade e outros vivem exclusivamente dela. O programa visa acabar com essa prática, que gera pontos viciados de entulho no município, e também acabar com a exploração de animais, dando apoio e encaminhamento a essas pessoas, para que possam ter novas oportunidades e melhores condições de vida”, afirmou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Pela proposta, os condutores e proprietários se comprometem a estudar e se qualificar para melhor inserção no mercado de trabalho. A Prefeitura da Serra vai oferecer cursos de qualificação para ensinar uma nova profissão, acesso ao microcrédito, formalização como microempreendedor individual, entre outras assistências.

Para receber os benefícios, os proprietários e condutores de veículos de tração animal precisam entregar ao município seus veículos e animais e receberão indenização por cada veiculo e animal entregues.

Só participarão do programa o condutor ou proprietário de carroça que fizer o cadastro na prefeitura, neste período de 30 de janeiro a 18 de fevereiro. Os requisitos para participar do programa são: ser morador da Serra e não possuir vínculo empregatício.

A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, explica que os animais recolhidos serão encaminhados para terem os tratamentos de saúde, se necessário, e serão doados a entidades, como as que trabalham com equoterapia, por exemplo, e os veículos serão incinerados.

A Prefeitura da Serra já realizou, no ano passado, o cadastro de aproximadamente 100 proprietários e condutores de veículos de tração animal. Quem já fez o cadastro, não precisa fazê-lo novamente.

Indenização

O município indenizará cada profissional por veículo de tração e por animal. Os valores serão relativos aos animais e veículos previamente declarados ao município pelos proprietários participantes do programa.

Mercado

Serão ofertadas ações de qualificação profissional com encaminhamento ao mercado de trabalho, acesso ao microcrédito, além de formalização como microempreendedor individual e orientação ao associativismo. O município poderá, ainda, estabelecer convênios e parcerias com outras entidades públicas e privadas, organizações e associações.

Documentos para cadastro:

- Documento de identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação

- CPF

- comprovante de residência emitido em até 90 dias, em nome do proprietário/condutor ou de cônjuge/companheiro mediante apresentação do documento comprobatório (certidão de casamento ou declaração de união estável)

Local de entrega: Secretaria de Planejamento Estratégico – localizada no 4º andar do prédio da prefeitura - Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Caçaroca

De segunda a sexta-feira, de 9 às 12 horas