Câmeras das UPAs são integradas ao videomonitoramento da Serra

Câmeras das UPAs são integradas ao videomonitoramento da Serra

Texto: Amanda Amaral e Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube

As câmeras de vigilância instaladas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra-Sede e de Carapina foram ligadas à Central de Videomonitoramento da Serra e estão sendo monitoradas por agentes da Guarda Civil Municipal e da Guarda de Trânsito, supervisionados por um policial militar da reserva.

A medida, iniciada na última quinta-feira (13), é mais uma ação das Secretarias Municipais de Saúde e de Defesa Social visando reforçar as condições de segurança dos pacientes e funcionários nestes locais.

As duas UPAs já contam com câmeras de videomonitoramento 24 horas, porém o acompanhamento em tempo real pela Guarda Municipal, além de inibir ações de vandalismo e depredação, irá também contribuir para otimizar os atendimentos dos chamados e para novas estratégias de monitoramento destes espaços públicos.

“Esta é mais uma iniciativa da prefeitura visando dar mais conforto e tranquilidade aos pacientes e funcionários destes locais, uma forma de integrar também as ações da Saúde e da Defesa Social”, comentou a subsecretária de Saúde, Cristiane Stem.

“Com esta medida estamos seguindo uma das orientações da gestão, que é o trabalho integrado entre as secretarias municipais. Além desta integração entre as pastas, temos também a Guarda Civil Municipal, a Guarda de Trânsito e a Polícia Militar atuando juntas para levar mais segurança às duas UPAs”, destaca o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda.

Neste ano, também foram reforçadas as equipes de vigilância armada que atuam nas duas UPAs, que contam ainda com alarmes. Em 2017, com a nomeação dos guardas civis municipais, passou-se a realizar rotineiramente o patrulhamento em todas as estruturas da Secretaria de Saúde.