Caminhada contra a dengue une Nova Almeida

Neste sábado (06), a partir das 9 horas, cerca de 600 pessoas se reunirão em Nova Almeida para uma caminhada de conscientização e de alerta sobre a dengue

Caminhada contra a dengue une Nova Almeida


Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Estudantes, líderes religiosos, servidores públicos, diretores de escolas, comerciantes e outros, todos juntos em prol de uma causa: o combate ao Aedes aegypti. Neste sábado (06), a partir das 9 horas, cerca de 600 pessoas se reunirão em Nova Almeida para uma caminhada de conscientização e de alerta sobre a dengue.

A concentração será na Praça dos Pescadores, às 8h30. O mosquito Aedes aegypti também causa zika e chikungunya, e 80% dos focos estão nos quintais e nas casas. Por isso, a ideia é conscientizar os moradores sobre a necessidade de realizar a limpeza desses locais, pelo menos uma vez por semana, visando exterminar possíveis criadouros.

A caminhada faz parte de uma série de atividades realizadas em Nova Almeida, desde maio, entre elas: capina; visitas domiciliares; colocação de larvicidas; conscientização de comerciantes; palestras em escolas, e outras.

A ideia é incluir ainda mais a população no combate ao mosquito, com mobilização de diversos setores sociais, e a ação se repetirá em outras regiões do município.

Combate à dengue

A Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado, e faz o monitoramento de 1.140 equipamentos semanalmente. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou as ações de combate desde dezembro nos locais com mais notificações e incidência de casos. Foram realizados mutirões e ampliados os pontos de hidratação de pacientes e coleta de exames. O carro fumacê continua a circular a cada 15 dias em cada bairro.

Caminhada

Sábado (6)
Concentração às 8h30 – Praça dos Pescadores – caminhada contra a dengue com a comunidade.

Quarta-feira (10)
9 horas – Local a definir – qualificação das lideranças eclesiásticas para atuarem como agentes multiplicadores no combate ao Aedes aegypti.