Caminhada contra a exploração infantil nesta quinta-feira (18) em Laranjeiras

A concentração será às 7h40, em frente ao Cartório Antônio Maria.

Caminhada contra a exploração infantil nesta quinta-feira (18) em Laranjeiras


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Mais de 500 pessoas farão uma caminhada nesta quinta-feira (18) pela Avenida Principal de Laranjeiras para chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A concentração será às 7h40, em frente ao Cartório Antônio Maria.

O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância da percepção e denúncia dos crimes de abuso e exploração sexual de crianças.

Segundo a secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel, para combater esse tipo de crime, ações de prevenção também são importantes. “Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) atuam na prevenção ao risco social de famílias. Fazemos atendimentos particularizados, desenvolvimento de grupos, palestras e ações comunitárias com as famílias para consigam sair da condição de vulnerabilidade e possam vislumbrar um futuro melhor”, comenta.

Além desta ação, equipes do Conselho Tutelar estarão no Terminal de Laranjeiras, a partir das 10 horas e na Praça Chico Prego, em Serra Sede, a partir das 14 horas distribuindo material informativo sobre o tema.

O Dia faz alusão a 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos, foi sequestrada, estuprada e morta. Seu corpo foi encontrado carbonizado numa mata perto do hospital infantil em Vitoria.

 

Brasil

Somente em 2016, o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), recebeu 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes, o que representa 211 casos por dia.

Os casos mais frequentes são de negligência; violências psicológica, física e sexual e trabalho infantil. As meninas são as maiores vítimas e representam 53% dos casos. Crianças na faixa de até sete anos foram consideradas mais vulneráveis, com 43% dos registros.

 

Serviço

Caminhada de Enfrentamento e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dia: 18 de maio (quinta- feira)

Concentração: 7h40, em frente ao Cartório Antônio Maria – Laranjeiras – Serra