Carnaval: Curta a folia sem comprometer a saúde

As roupas devem ser leves e os sapatos, confortáveis. Hidratação também é fundamental por causa do sol e calor
Carnaval: Curta a folia sem comprometer a saúde
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Jansen Lube/Secom-PMS

Blocos, praias e shows. Curtir o Carnaval pode ser muito bom, mas quem estiver animado para encarar os eventos da Festa de Momo deve tomar alguns cuidados com a saúde.

O primeiro alerta do clínico geral da Unidade Regional de Feu Rosa, Marcelo Salvador, é com a pele. O ideial é sempre utilizar um filtro solar com cobertura superior ao fator de proteção 30. “No verão, com a maior intensidade dos raios solares, quem vai se deslocar para praia e piscina, deve ficar atento. É preciso renovar o protetor a cada duas ou três horas”, explica.

As roupas devem ser leves e os sapatos, confortáveis. Hidratação também é fundamental por causa do sol e calor. Quem aproveita a folia consumindo bebidas alcóolicas, tem mais tendência a se desidratar, segundo o médico. A dica é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Se fizer o uso de bebidas alcóolicas, evite entrar no mar ou na piscina, além disso, não dirija. Busque um transporte alternativo ou pegue uma carona solidária.

“A alimentação deve ser leve, rica em frutas e verduras. As pessoas devem evitar os alimentos pesados, sobretudo feijoada e churrasco, pois pode causar congestão, um risco também durante os mergulhos. As proteínas são de mais difícil digestão”, disse Salvador.

Para completar, um aviso sobre o uso do preservativo. “Ele não serve apenas para evitar a gravidez, mas também doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites, por isso ele é fundamental”, afirma.