Carro fumacê intensifica combate ao mosquito Culex

Ação é realizada pela Vigilância Ambiental em Saúde

Carro fumacê intensifica combate ao mosquito Culex


Simone Delevedove

Para combater o mosquito culex, a partir desta semana, a Secretaria de Saúde da Serra está intensificando a ronda com o carro fumacê e outras medidas de combate ao vetor de doenças. A ação é realizada por meio da Vigilância Ambiental em Saúde.

Nesta quarta (10), quinta (11) e sexta-feira (12), o carro fumacê está percorrendo os bairros Nova Almeida e Nova Carapina I e II. Uma orientação importante a ser seguida pelos moradores é que mantenham as janelas das residências abertas na hora em que o carro fumacê estiver passando pela sua rua.

Para otimizar os serviços de borrifamento, as ações são realizadas em horários estratégicos. Os horários de atuação do veículo fumacê é pela manhã, de 04 às 07 horas, e no final do dia, das 17 às 20h30. quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Devido à baixa eficácia, os serviços não são realizados se houver ventos mais intensos e chuva.

Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando o combate ao mosquito da dengue em todos os bairros do município, com ações de educação em saúde para orientar moradores, carro fumacê e coleta regular de lixo.

A população deve e pode ajudar através de ações simples, como: não deixar água parada em plantas; não deixar caixas d’água sem tampa; e não jogar o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes Aegypti.

Também faz parte das ações de combate à dengue o bloqueio de transmissão dos casos da doença. A estratégia se dá por visita dos agentes de combate a endemias nas residências de pessoas notificadas com dengue. São realizadas ações específicas, como pulverização a pé no raio de 150 metros das residências onde foram notificadas casos da doença.

A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia de foco de mosquito ou pedir alguma ajuda, pode fazê-lo sem se identificar, ligando para o telefone 3228-5394, que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, “é necessário que se intensifique as ações no período pós-chuva. Se não cuidarmos das águas paradas, serão formado focos de dengue”, alertou o secretário. 

O secretário Reblin afirma ainda que “o morador deve contribuir, ‘vigiando’ a sua casa, o seu quintal, suas plantas e utensílios que podem ficar com água parada”.