Casos de coqueluche diminuem no município da Serra

A vacina contra a coqueluche está disponível em todas as Unidades de Saúde

Casos de coqueluche diminuem no município da Serra


Texto e foto: Simone Delevedove

O número de casos de coqueluche vem diminuindo no município da Serra. Em 2013 foram confirmados 193 casos pela Vigilância Epidemiológica; em 2014 foram 40 casos, e este ano, até o dia 30 de junho foram confirmados 10 casos da doença. A vacina contra a coqueluche está disponível em todas as Unidades de Saúde e faz parte do calendário vacinal de crianças a partir dos 2 meses até 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Crianças recém-nascidas recebem a vacina pentavalente com 2 meses, 4 meses e 6 meses de nascidas.  Aos 15 meses é ofertado o primeiro reforço DTP (tríplice bacteriana). A partir dos 4 anos até 6 anos, a criança recebe o segundo reforço com DTP  (tríplice bacteriana).

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de transmissão respiratória, distribuição universal, imunoprevenível e de notificação obrigatória.Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por crises de tosse seca.

Complicações

As principais complicações da coqueluche ocorrem em crianças, principalmente nas menores de 6 meses. Os problemas são geralmente secundários às exacerbadas e violentas tosses e incluem: crises convulsivas, pneumoni e lesões nos ouvidos, entre outros agravantes.

A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto de pessoa doente com pessoa suscetível, por meio de eliminação de gotículas de secreção de orofaringe eliminadas ao tossir, falar ou espirrar. É raro, mas a transmissão também pode ocorrer por objetos contaminados com secreções do doente. 

Vale lembrar que, quando é notificado um caso suspeito da doença, a Vigilância Epidemiológica do município realiza o bloqueio (com medicamento) nas pessoas que tiveram contato direto com o paciente.

Orientações gerais sobre a coquluche:

1 - Como é transmitida?
Por contato direto por mucosas e gotículas respiratórias.

2 - Quais os sintomas?
Tosse persistente, causando ruídos fortes na inspiração, vômitos pós-tosse, dificuldade para respirar.

3 - Quando surgem os sintomas?
Entre 7 e 10 dias após o contágio.

4 - Como previnir?
Com a vacinação. A vacina é gratuita para bebês e crianças. As três primeiras doses são dadas aos 2, 4 e 6meses, e os reforços aos 15 meses e entre os 4 e 6 anos.

5 - Como tratar?
O tratamento é feito com antibióticos.

6 - Quais as complicações?
A mais comum é a pneumonia. Bebês podem ter convulsão e parada respiratória.