Cavalo de R$ 1 milhão é destaque em competição na Serra neste sábado

O evento começa às 9 horas no Rancho do Xandoca, em Muribeca
Cavalo de R$ 1 milhão é destaque em competição na Serra neste sábado
TEXTO: Jéssica Romanha e Eduardo Candeias   FOTO: Divulgação

O dia de hoje vai ser animado em Muribeca! Isso porque o município vai receber a 2ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, que reúne cavalos avaliados em R$ 1 milhão.

O evento acontece no Rancho Xandoca, a partir das 9h. A previsão é reunir cerca de noventa animais de todo o estado e um público de mil pessoas. Se somados juntos o valor de todos os animais, eles podem valer quase R$ 4 milhões.

Jovem promessa

O jovem Apolo Calambau I, de quatro anos, está avaliado em R$ 1 milhão e será um dos destaques do evento. Apesar da pouca idade, só este ano o cavalo venceu duas grandes competições. Ele conquistou os títulos de Campeão Júnior e Campeão dos Campeões de Marcha, durante a 3ª Copa de Marcha de Marilândia e as de Campeão Jovem de Marcha, Reservado Campeão Cavalo Jovem de Categoria e Campeão dos Campeões de Marcha na XI Exposição de Domingos Martins.

Uma cobertura do Apolo não sai por menos que R$ 3 mil. ‘É um dos garanhões mais desejados do Espírito Santo e seu valor genético é grande. Por isso seu sêmen não sai por menos de R$ 3 mil”, enfatiza André Figueiredo, um dos proprietários do animal.

Óvulo a preço de ouro

A égua Brasa do BTZ possui diversos prêmios no currículo, entre eles o de Campeã Estadual Reservada Égua Júnior de Marcha, conquistado este ano na exposição de Domingos Martins, considerada a maior do estado.

“Devido ao seu alto rendimento genético e desenvoltura nas provas, possui uma equipe exclusiva de cinco pessoas, entre tratadores e veterinários”,  revela Leandro Figueiredo, criador do animal e um dos organizadores do evento. “Um óvulo da Brasa do BTZ não é vendido por menos de R$ 8 mil”, completou.

Diversão para toda a família

De acordo com o secretário de Agricultura (Seap) da Serra, Samuel Dias, a programação é voltada para toda a família e interessados na modalidade. “É um grande evento, gratuito, que vai reunir animais campeões. Com certeza, é uma experiência que agradará todas as idades”, disse.

Durante o evento, os visitantes poderão aproveitar de uma praça de alimentação e de playground para as crianças.

A iniciativa tem apoio da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Espírito Santo (ACCMMES) e da Prefeitura Municipal da Serra (PMS).

Serviço:
2ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador da Serra
Quando: Hoje, 04 de maio
Local: Rancho do Xandoca, Muribeca, Serra – ES.
Entrada: franca
Informações: pelo telefone 27 99945-7966