Checklist até no Carnaval para não dar folga ao mosquito da dengue

O apoio da população é fundamental no combate ao Aedes agypti, porque a maioria dos criadouros se encontram dentro das residências.
Checklist até no Carnaval para não dar folga ao mosquito da dengue
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Amanda Amaral

É tempo de folia e o calor continua intenso. Não dá para relaxar no combate ao Aedes aegypti, porque o mosquito não tem folga no Carnaval. Com algumas dicas simples é possível manter a casa limpa e evitar a dengue, chikungunya e zika.

Apesar da atuação da prefeitura, o apoio da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti, porque a maioria dos criadouros se encontram dentro das residências. Por isso, uma vez por semana, é necessário realizar um checklist nos pontos críticos. Em dez minutos, é possível conferir tudo.

Em paralelo, a Prefeitura da Serra vem realizando diversas ações de combate ao mosquito. Foi concluído o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypt (LiraA) de 2019, e serão feitos mais três ao longo do ano. Nos bairros onde há mais incidência de casos, as atividades foram intensificadas.

Durante o verão, os balneários receberam as equipes de Combate a Endemias, que visitaram hotéis, restaurantes e casas de veraneio. O município também realizou duas semanas de mutirão contra ao Aedes aegypti no início de fevereiro.

Confira o cheklist:

- Quintal

A caixa d’água deve estar vedada;

As calhas devem estar limpas;

Não deixe no quintal a céu aberto baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;

Encha os vasos de flores com areia, impedindo acúmulo de água;

Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;

Deixa as garrafas e baldes de cabeça para baixo;

Trate a piscina antes de viajar e, se puder, a tampe.

Coloque as lonas esticadas para evitar formar poças.

- Interior da casa

Ralos devem estar telados ou tampados;

Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;

Verifique as bandejas externas do ar condicionando e da geladeira e as deixe limpas.

Vasos sanitários sem uso devem ficar fechados.