Chegada do verão reforça a importância dos cuidados com a pele

Com temperaturas elevadas e dias mais claros, os cuidados devem ser redobrados

Chegada do verão reforça a importância dos cuidados com a pele


Texto: Simone Delevedove - Foto: Divulgação/PMS

Chegou o verão e com ele a exposição ao sol aumenta. Para quem gosta de ficar muito tempo exposto ao sol, os cuidados diários com a pele devem ser redobrados.

Como no calor é mais difícil resistir às praias, piscinas e atividades ao ar livre, é preciso saber o que fazer para proteger a pele. O básico da proteção é o uso do protetor solar UVA e UVB e, no verão, o fator de proteção deve ser maior. Até mesmo embaixo da barraca, na praia ou piscina, deve-se usar o filtro solar, porque a pele pode ser afetada pelo reflexo do sol. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. E mesmo assim é recomendado evitar o sol entre as 10h e 16h.

O cuidado com as crianças deve ser redobrado, principalmente aquelas que ficam muito tempo na água. Nesse caso os filtros solares devem ser resistentes à água e reaplicados de hora em hora.

O excesso de sol pode causar transtornos e doenças. Uma delas é a insolação , mal-estar causado pela ação direta e prolongada do sol e do calor em uma pessoa. Pode ocorrer quando a pessoa passa muito tempo em um ambiente com sol, se está trabalhando em locais com alta temperatura ou se exercitando em excesso.

Durante a insolação a temperatura do organismo sobe, o que pode causar a perda de água e de nutrientes importantes. Tanto que o quadro de insolação é considerado emergencial, já que se não for tratada rapidamente pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos. Neste caso a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

O sol é também uma das maiores causas do câncer de pele, por isso é tão importante a proteção da pele ao longo da vida.

Outras doenças comuns nesta época são as micoses e a herpes. No verão é a época de muito suor, então as pessoas devem evitar tecidos muito sintéticos.

No caso do herpes, que é muito comum, surgem aquelas bolhinhas principalmente na região labial. Deve-se evitar tomar qualquer coisa em copos comuns.

Confira dez dicas de cuidados com a pele no verão:
- Prefira estar na praia antes das 10h e após 16h;
- Escolha um filtro solar com proteção UVA e UVB;
- O FPS que mede a radiação UVB deve ser acima de 50;
- Aplique o filtro solar antes de sair de casa, para que o produto possa ser absorvido pela pele;
- Passe protetor nas orelhas e use um protetor especifico para os lábios com FPS. Lábios e orelhas são áreas também sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas;
- Reaplique o protetor a cada duas horas, e em criança a cada hora;
- Também ajudam na proteção chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas;
- Não usar roupas pesadas ao sol;
- Sempre tomar bastante líquido.