Choveu? Veja algumas dicas para direção segura em dias de chuva

Quando chove, o cuidado deve ser redobrado para que a condução dos veículos ocorra de forma segura e com menor risco de acidentes

Choveu? Veja algumas dicas para direção segura em dias de chuva


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

As práticas de direção defensiva devem ser aplicadas sob quaisquer condições de trânsito. Quando chove, elas devem ser redobradas para que a condução dos veículos ocorra de forma segura e com menor risco de acidentes.

O Departamento de Operações de Trânsito da Prefeitura da Serra, que entre outras atribuições é responsável por ações de fiscalização e educação para o trânsito, tem algumas dicas de segurança que os condutores de veículos automotores devem observar nos dias chuvosos.

- Reduza a velocidade e acenda o farol baixo para aumentar a visibilidade do veículo e facilitar a visualização de poças d’água e trechos alagados.

- Aumente a distância em relação ao veículo da frente, mesmo que estejam trafegando a baixa velocidade. Além de evitar colisões provocadas por freadas bruscas e pela pista escorregadia, trafegar a uma distância segura permite que o condutor verifique a profundidades das poças e tenha tempo de reagir em caso de imprevistos.

- Evite rotas alternativas para fugir de possíveis pontos de alagamento, a não ser que conheça bem o local. Nessas horas é melhor ir por vias conhecidas a se arriscar em regiões pelas quais não costuma passar.  

- É melhor parar diante de um ponto alagado que tentar atravessar e deixar o veículo preso no alagamento. Em alguns casos a água provoca danos sérios ao veículo, além de expor o condutor a risco de acidentes ou doenças.

- Evite passar a mão no vidro para desembaçá-lo, pois isso piora a visibilidade. O ideal é usar um pano limpo, usar o ar condicionado (nos carros que possuem o equipamento) ou o ventilador.

- Mantenha a palheta do limpador de para-brisa em bom estado de conservação, trocando-a sempre que apresentar sinais de desgaste. A orientação vale também para a manutenção do desembaçador traseiro, do ar condicionado e do ventilador, que podem ser usados para desembaçar o para-brisa.

- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro e esperar até que o tempo melhore.