Conferência da Pessoa com Deficiência: inscrições abertas

Djeisan Lettieri

Estão abertas as inscrições para a 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Serra que será realizada no dia 17 de junho, das 8 às 17h30, no Cras de Laranjeiras.

Com o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, o evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Serra (Comdpd), em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas).

Para participar da Conferência, basta preencher a ficha de inscrição (em anexo) e enviar para o e-mail comdpd@serra.es.gov.br ou entregar na sede do Conselho, situado na Rua Maestro Antônio Cícero nº 111, 1º andar na Prefeitura da Serra, Serra-Sede, telefone: 3291-2011.

Segundo os organizadores, o objetivo é fazer uma reflexão sobre as discussões e o compromisso da sociedade, da pessoa com deficiência, dos gestores de políticas públicas e dos conselheiros, em favor da conservação dos direitos desses cidadãos.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição:

Programação:

08 horas - Credenciamento e café da manhã

08h50 - Momento Cultural

09 horas - Mesa de Abertura

09h40 - Leitura a aprovação do Regimento Interno. Mediador: José Carlos Pigatti

10h10 - Conferência Magna “Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”. Conferencista: João Estevão Silveira Filho - Presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo. Mediadora: Rosilene Bellon

10h40 - Debate

11h30 - Almoço

12h30 - Painéis sobre os Eixos Temáticos:

Eixo I - Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional. Painelista: Vanda Vieira. Bacharel em Letras -UFRJ, Bacharel em Filosofia – Ufes. Atualmente é militante da entidade Movimento Negro Unificado (MNU). Mediadoras: Fátima Tolentino e Andressa Zenande; Painelista: Cristiane Bonato

Eixo II - Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social. Painelista: Marta Falqueto. Bacharel em Biblioteconomia

Curso: “Construindo a Pedagogia da Proteção”

Curso: “Fortalecendo o Sistema de Proteção e Construindo a Pedagogia da Proteção”

Mediador: José Carlos Pigatti

Eixo III - A interação entre os Poderes e os Entes Federados

Painelista: Silvana Gallina - Assistente Social da Prefeitura Municipal de Vitória. Mediador: Vera Fernandes Ribeiro

13h30 - Distribuição para as atividades em grupo

15h50 - Encerramento dos grupos de trabalho

16 horas - Mesa Diretora: Luciano Ferreira, José Carlos Pigatti, Rosilene Bellon, Fátima Tolentino, Andressa Zenande, Vera Fernandes Ribeiro.

16h10 - Apresentação das propostas e eleição dos delegados

17h30 - Encerramento