Conferência Municipal da Criança e Adolescente nesta quinta e sexta

Com o tema Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, será realizada nesta quinta (29) e sexta-feira (30) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conferência Municipal da Criança e Adolescente nesta quinta e sexta

Texto: Gabriela Conti - Foto: Pixabay

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, será realizada nesta quinta (29) e sexta-feira (30) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento é uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social e será realizado das 8 às 17h, na Estação Conhecimento da Serra.

A palestra magna ficará a cargo do integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Romero José da Silva, no primeiro dia da conferência, a partir das 10h30. O tema de sua palestra será “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social”.

Após a apresentação, os grupos serão divididos em cinco eixos temáticos, onde serão discutidas novas propostas e encaminhamentos.

Os eixos terão os seguintes temas: garantia de direitos de políticas públicas de inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência, orçamento e financiamento das políticas, participação, comunicação social e protagonismo, espaço de gestão, e controle social das políticas públicas.

Em cada mesa, haverá um adulto e um adolescente para discutir os temas.

O presidente do Conselho e secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social (Semas), Joubert Jantorno Filho, ressaltou a importância do apoio da Semas para a realização da conferência e o apoio de toda a rede socioassistencial que mobilizou mais de 400 inscritos, muitos crianças e adolescentes.

“Trinta e sete por cento dos participantes inscritos são crianças e adolescentes, o que garante o protagonismo do público infanto-juvenil. Durante a conferência, esperamos que sejam apontadas propostas prioritárias para o primeiro desenvolvimento da criança e do adolescente, entendendo-os como sujeitos de direito, como cidadãos, levando em consideração suas expectativas, anseios e projetos”, disse.

- Quinta-Feira (29)

8h – Credenciamento

8h30 – Café da manhã

9h10 – Leitura do Regimento Interno