Serra facilita a abertura de novas empresas

Os empreendedores podem recorrer aos serviços oferecidos no Ciampe, localizado no Pró-Cidadão

Serra facilita a abertura de novas empresas

Texto: Redação/Secom - Foto: Divulgação/PMS

Na Serra é possível abrir ou regularizar uma empresa sem burocracia e num só lugar. Trata-se do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), que funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

O objetivo é facilitar a vida do empreendedor, que pode abrir seu negócio sem precisar ir a vários órgãos públicos, além de orientar sobre o registro de CNPJ, Cadastro Municipal e obtenção do Alvará.

O Ciampe reúne representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda, o que garante comodidade, agilidade e centralização dos serviços para redução da burocracia.

Com atendimento ágil e personalizado, o Centro oferece orientação aos empreendedores para as capacitações oferecidas pela própria Prefeitura e informações sobre as linhas de créditos disponíveis.

Endereço e contato

Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe)
Local: Pró-Cidadão - Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe
Horário de atendimento presencial: 8h às 17h
Telefone: (27) 3252-7414

Confira a lista de documentos necessários para registro de CNPJ, Cadastro Municipal e Alvará. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3252-7414.

Passo 1 - Consulta de Viabilidade

Preencher Formulário (somente estabelecimento fixo) e protocolar:

a) IPTU - inscrição imobiliária (caso não possua, favor retirar na Regional Fiscal)
b) Metragem do estabelecimento

Passo 2 - Registro da empresa - Inscrição Municipal

Preencher formulário e protocolar com as cópias dos documentos abaixo relacionados:

a) CPF
b) RG
c) Comprovante de Residência (energia/telefone/outros que conste cep correto)
d) Título de eleitor (caso o proprietário não tenha declarado nos anteriores IRPF)*
e) Nº Recibo de Entrega DIRPF (caso tenha declarado nos anos anteriores)*
f) IPTU
g) Certificado do MEI

*apresentar apenas o original, não necessita de cópia.

A opção abaixo se enquadra apenas para prestadores de serviço (não é obrigatório).

Nota fiscal Eletrônica (Prestadores de serviço)

Preencher formulário e protocolar com as cópias dos documentos abaixo:

a) CPF
b) RG
c) Comprovante de Residência /comercial se a atividade for fora da residência.
d) Viabilidade Deferida (consultar se há necessidade conforme atividade)
e) IPTU
f) Certificado do MEI

Passo 3 - Alvará do Corpo de Bombeiros (somente estabelecimento fixo):

Passo 3.1 - Emissão DUA

a) Solicitar no atendimento o DUA de acordo com a metragem

Passo 3.2 - Protocolo de Vistoria - Preencher formulário e protocolar com as cópias dos documentos abaixo:

a) Comprovante de pagamento DUA
b) CPF e Identidade
c) Comprovante de Residência
d) Certificado de MEI

Passo 4 - Alvarás

-Licença da Vigilância Sanitária (Atividades relacionadas à alimentação, estética, beleza e animais)

-Alvará de Funcionamento - (Inscrição Municipal, Viabilidade, Vistoria Bombeiros, Vistoria Sanitária). Para Alvará Provisório é apenas necessário o protocolo de entrada do processo relativo a atividade desempenhada no município.