Conselho de Direitos Humanos da Serra é criado

Projeto visa prevenir e combater crimes de Direitos Humanos

Conselho de Direitos Humanos da Serra é criado

Texto: Rafael Ferraz

Para que cidadãos tenham os direitos humanos preservados, foi criado o Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), que tem como finalidade garantir a proteção e reparação desses direitos por parte dos poderes públicos e da sociedade em geral.

Para que esses direitos sejam devidamente respeitados, fica a cargo do conselho propor projetos de políticas públicas que beneficiam a população. Além disso, é papel do CMDH articular outros conselhos, as secretarias municipais e a sociedade civil para implementar essas políticas.

Entre as obrigações, o conselho receberá denúncias de violação, condutas ou situações que vão contra aos direitos humanos. A secretária interina de Direitos Humanos e Cidadania, Dalva Guterra, afirma que essas denúncias vão ser encaminhadas para os órgãos competentes para que sejam analisadas e julgadas. “A partir daí, vamos monitorar assiduamente o andamento desses processos”, completa.

O conselho será composto por 26 membros titulares, sendo que 13 representantes serão do poder público (Prefeitura, Câmara e Polícia Militar) e outros 13 da sociedade civil. A Prefeitura da Serra estará presente através de 11 secretarias, sendo algumas elas: Direitos Humanos; Defesa Social; Educação; Saúde; Assistência Social; entre outras.

Verba

Para que as ações do conselho sejam executadas, as verbas para serem utilizadas com os processos vão ser designadas a partir de vários órgãos, sendo alguns deles de dotações orçamentárias da prefeitura; de multas pagas a partir de crimes que violam os direitos humanos; doações de empresas e instituições; entre outros meios.

Agora, a composição do conselho terá três meses para alterar o regimento interno para incluir todas as regras que são determinadas por Lei.