Curiosidades sobre bromélias no Espaço Botânico do Parque da Cidade

Mais de duas mil pessoas visitaram o local, em novembro

Curiosidades sobre bromélias no Espaço Botânico do Parque da Cidade


Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação/PMS

Mais de duas mil pessoas visitaram o Espaço Botânico do Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae e outras herbáceas (Ceps) da Serra no mês de novembro. As visitas são guiadas por um professor e biólogo que explica a visitantes, frequentadores do parque, alunos de escola e de projetos sociais, peculiaridades das bromélias.

Dentre os temas abordados durante as visitas estão: ecossistemas, noções de botânica, plantas carnívoras, sensitivas e biotivas, conservação de plantas nativas, dengue, polinizadores, dentre outros.

No Ceps também são feitas doação de mudas de plantas ornamentais e nativas, sendo que no último mês foram fornecidas 650 para os participantes de atividades no Parque. As mudas foram produzidas pelos alunos da educação básica do ensino fundamental I e II, nas atividades práticas de educação ambiental que ocorrem no Espaço Botânico.

Bromélias

As bromélias garantem a sobrevivência de uma série de insetos e de pequenos e grandes animais.  Elas funcionam como facilitadoras da biodiversidade, pois o fato de armazenar a água da chuva e umidade, faz com que os animais e outras espécies de vegetais dependam direta ou indiretamente delas para sobreviver.

Os pequenos mamíferos também procuram as bromélias em busca da água para beber. Os anfíbios precisam da água e da umidade no interior da bromélia para molhar a pele, depositarem os ovos e liberarem os girinos. Alguns insetos dependem das bromélias para completarem seus ciclos de vida ainda na forma larval.

Agendamento

Os responsáveis pelas escolas, grupos e demais interessados podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante todo ano no Espaço Botânico. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones  3338-7302 ou 99815-6693, das 7h às 17h.

O Parque da Cidade fica na Av. Norte Sul, em Laranjeiras.