Da Serra para o Brasil: grupo de idosos vai jogar vôlei em São Paulo

Da Serra para o Brasil: grupo de idosos vai jogar vôlei em São Paulo

Texto: Djeisan Maria - Foto: Jansen Lube

Dona Edith Peres tem um compromisso sagrado toda semana.  Há quatro anos, toda terça e quinta-feira ela sai de Nova Almeida para jogar vôlei em Barcelona. O esforço será recompensado, pois a professora aposentada, juntamente com outros 39 atletas da terceira idade irão participar de jogos intermunicipais em Guarulhos, estado de São Paulo.

Serão dois times com atletas de 60 a 75 anos, que viajam nesta quinta-feira (30) à tarde para as disputas que serão sexta-feira (31 de março) e sábado (1º de abril). Para Edith isso é a realização de um sonho. Ela conta que mesmo depois de aposentada, trabalhou ainda outros 10 anos, mas que em 2017 resolveu parar tudo para se dedicar ao vôlei. “Hoje estou realizada. Sou apaixonada por esse esporte; é tudo para mim”, comenta.

Peres comenta que a expectativa é grande para a viagem, pois além de fazer o que mais gosta na vida, poderá fazer novos amigos.

Quem não vê a hora de chegar em São Paulo também é Marlene Silva, que pratica o vôlei há cinco anos em Barcelona. Ela diz que está muito ansiosa para conhecer o estado em que o vôlei adaptado para a terceira idade foi criado. “Nosso jogo tem regras diferentes, voltadas para a nossa necessidade. Quero ver como eles jogam para ver se estamos fazendo direitinho”, brinca.

Ela ainda acrescenta que o esporte é importante para quebrar o senso comum quando se fala de idosos. “A idade chega e pensam que a gente vai ficar em casa só fazendo crochê e cuidando dos netos. Mas podemos fazer diferente e a vida ser muito melhor”, comenta.

Jogos

As duas idosas praticam o esporte em Barcelona, um dos 23 locais que ofertam atividades esportivas, artesanato, palestras, entre outras atividades para pessoas da melhor idade. Segundo o treinador dos times, professor Betinho, esses encontros são de suma importância para estimular a continuidade da prática de esporte na terceira idade. “Eles ficam muitos felizes em poder viajar, jogar com outros times, conhecer gente nova. Isso estimula a continuarem na atividade física”, afirma.

Betinho explica que os idosos que praticam exercício físico preservam a autonomia por mais tempo. “A atividade faz com que a pessoa idosa tenha mais disposição e mais saúde física. Com isso têm mais qualidade de vida e retardam a questão de precisarem do cuidado de outras pessoas” informa.

Viagem

Data: 30 de março (quinta-feira)

Grupo: time de vôlei da terceira idade de Barcelona, Serra – 40 jogadores

Horário: 15h30