Mutirão de limpeza no Canal dos Escravos para evitar enchentes

Técnicos do departamento estão atuando na limpeza do Canal dos Escravos, retirando galhos de árvores, troncos podres e outros detritos que se acumulam nas margens e diminuem a vazão do curso d'água

Mutirão de limpeza no Canal dos Escravos para evitar enchentes


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Fred Loureiro/PMS

A Defesa Civil da Serra promove trabalhos constantes para prevenir inundações no município. Durante esta semana, técnicos do departamento estão atuando na limpeza do Canal dos Escravos, retirando galhos de árvores, troncos podres e outros detritos que se acumulam nas margens e diminuem a vazão do curso d’água, favorecendo a ocorrência de enchentes.

Os trabalhos estão sendo realizados junto com funcionários da Secretaria de Serviços (Sese). Por ser local de difícil acesso, todo o trabalho é feito com ferramentas manuais, sendo necessário o uso de embarcação para levar a equipe aos locais de limpeza e para auxiliar no corte de galhos que crescem em direção ao curso do canal.

O secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, destaca que os trabalhos preventivos da Defesa Civil são fundamentais para evitar ocorrências durante eventos climáticos. “A atuação emergencial é apenas parte dos trabalhos realizados pela Defesa Civil. Diariamente, os técnicos estão em campo monitorando a situação de encostas, dos córregos e dos canais, tomando medidas preventivas que minimizam os efeitos das fortes chuvas”.

De acordo com o diretor da Defesa Civil da Serra, Antônio Carlos Barbosa Coutinho, pelo fato do canal contribuir para escoar a água da chuva, é importante monitorar a área e executar desobstruções assim que surgirem sinais de assoreamento. A limpeza ajuda a evitar enchentes nos bairros José de Anchieta, Central Carapina e Jardim Carapina.