Defesa Civil da Serra segue em estado de atenção devido às chuvas

A Defesa Civil da Serra pode ser acionada nos 199 e 99938-9500.

Defesa Civil da Serra segue em estado de atenção devido às chuvas


Texto: Redação Secom - Foto: Christian do Nascimento

Por conta das chuvas que atingem todo o Estado, a Defesa Civil da Serra está em estado de atenção monitorando as ocorrências através de seu serviço de plantão 24 horas.

A equipe é composta por profissionais de diversas áreas e está em prontidão, podendo ser acionada pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas) e 99938-9500 (plantão 24 horas). 

Para minimizar os efeitos das fortes chuvas junto à população, a equipe da Defesa Social indica alguns cuidados que devem ser tomados pelo cidadão, que também tem um papel importante para evitar enchentes na cidade. A principal atitude é descartar corretamente o lixo, pois resíduos como sacolas plásticas, papel e garrafas pet entopem bueiros ou provocam obstrução em córregos, contribuindo para a ocorrência de alagamentos.

Durante as chuvas é preciso tomar cuidado ao caminhar por ruas alagadas, que podem esconder buracos ou bueiros sem tampa e causar acidentes graves. As águas de enchentes também são foco de contaminação, por isso é necessário evitar o contato da pele com a água, ainda mais se ela estiver com pequenas feridas.

Moradores de encostas com risco de deslizamentos devem observar se as árvores ou postes das proximidades estão se inclinando. Caso isso seja observado, bem como sejam escutados estalos na residência, é preciso sair do imóvel, procurar um lugar seguro e acionar a Defesa Civil.

Incaper
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para esta quarta (23) continuam as condições para a ocorrência de chuva intensa em trechos do Espírito Santo, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas (com menores chances nas cidades do extremo norte do estado). Em algumas localidades, essa chuva pode resultar em acumulados significativos.

Já na quinta-feira (24), o tempo segue instável e chove a qualquer hora em todas as regiões. A chuva será menos intensa, entretanto, em razão da sua continuidade, ela pode desencadear alterações de ordem hidrológica e geológica em áreas de risco.