Superequipe de dentistas nas escolas para combater as cáries

Superequipe de dentistas nas escolas para combater as cáries
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Site PixaBay

Existem crianças que têm medo de ir ao dentista, mas esse é um hábito necessário à saúde e que deve ser estimulado desde cedo. Para tentar acabar com esse medo e diminuir a distância entre os profissionais e as crianças, uma superequipe de dentistas trocou o consultório pelas salas de aula. Eles atuam em 22 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Serra e atendem, ao todo, 7.165 crianças.

A ideia do Programa de Saúde Escolar é tirar das crianças o medo da sala do dentista. Os profissionais vão às regiões mais distantes, visando atender os locais de mais vulnerabilidade, e levam brincadeira e diversão para a consulta odontológica.

Os alunos passam por exames bucais e, a partir de um diagnóstico, iniciam o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que remove o tecido cariado e utiliza um material que inibe o processo de cárie. Essa técnica dispensa a cadeira odontológica e pode ser aplicada na escola. As crianças não sentem dor alguma.

“Isso aproxima o dentista das crianças e torna essa relação amistosa, e o tratamento odontológico, um procedimento natural, evitando traumas”, explicou a coordenadora do Serviço de Odontologia da Serra, Vânia Azevedo de Souza.

O programa atende as creches dos seguintes bairros: Gaivotas, Das Laranjeiras, Feu Rosa, Nova Almeida, Jacaraípe II, Cantinho do Céu, Boa Vista, Balneário Carapebus, Praia de Carapebus, Vista do Mestre, Costa Bela, Lagoa de Jacaraípe, Jardim Carapina, Campinho da Serra II, Serra-Sede, São Marcos II, Planalto Serrano C, Jardim Bela Vista, São Patrício e José de Anchieta.

O Programa de Saúde Escolar orienta, ainda, sobre escovação correta e uso do fio dental. Para crianças com mais necessidade e que precisam de tratamento no consultório, os pais são orientados a procurar atendimento nas Unidades de Saúde de seus bairros.