Departamento de Operações de Trânsito inaugura nova sede

Nova sede do DOT da Prefeitura da Serra agora está no Parque da Cidade, em Laranjeiras

Departamento de Operações de Trânsito inaugura nova sede

Texto e fotos: Márcio Scheppa

Na manhã desta terça-feira (28) foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Prefeitura da Serra, no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

O evento contou com a presença do prefeito Audifax Barcelos, da vice-prefeita Lourência Riani, além de autoridades políticas, representantes da Polícia Militar, lideranças comunitárias, secretários do município e estudantes. Estes últimos participaram ainda de uma palestra sobre educação para o trânsito.

O prefeito Audifax ressaltou a importância do novo espaço. “Este é mais um passo importante em busca da melhoria do trânsito e em prol da segurança de todos aqueles que se locomovem pelo município. Esta conquista é resultado do empenho, determinação e esforço de muitos. Os avanços no setor público não são mérito apenas do prefeito, por isso agradeço e elogio aqui a dedicação de todo o secretariado”, enfatizou o Audifax.

Os guardas de trânsito também foram elogiados pelo chefe do Executivo. “Agradeço também pela conduta ética dos guardas de trânsito. Eles são exemplos para todos nós, ao não se envolverem em casos de desvio de conduta e por não aceitarem nenhum tipo de suborno. São mulheres e homens que desempenham suas funções embaixo de sol e de chuva para garantir um trânsito melhor e mais seguro para todos”, acrescentou o prefeito, que ao final de sua fala anunciou que “no segundo semestre, será assinada a Ordem de Serviço para a ampliação do Parque da Cidade”.

O bom desempenho de toda equipe do DOT também foi reconhecido pelo secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues: “Agora estamos em um espaço mais central do município. Ao reunir todas as atividades relacionadas ao DOT em um único endereço, mais moderno e funcional, facilitaremos o acesso da população aos nossos serviços. Esta iniciativa é também um reconhecimento ao trabalho dos guardas de trânsito, uma forma de dar mais dignidade para a equipe”, afirmou o secretário.

Mais tecnologia

Durante a solenidade de inauguração, foram apresentados os novos radiocomunicadores. “Nossa equipe conta com 48 guardas de trânsito, 12 viaturas e 15 motocicletas. Nosso trabalho será facilitado com a recente aquisição de 60 radiocomunicadores com GPS e transmissão de dados e voz em frequência digital. Serão ainda 12 rádios para as viaturas e duas mesas para as centrais de comunicação”, explicou o tenente Antonio Pereira Filho, diretor do DOT.

Futuro do trânsito

A programação de inauguração do DOT contou com uma palestra sobre educação para o trânsito. Na oportunidade, as guardas de trânsito Andressa e Bianca falaram da importância de se conhecer e respeitar as regras de trânsito para um grupo atento de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Altair Siqueira Costa, de Jardim Limoeiro.

Fiscalização

Além de integrar a equipe de guardas que atuam na fiscalização e orientação aos condutores que trafegam nas vias do município, o DOT é o local onde a população pode obter informações relacionadas ao trânsito, requerer cartão do idoso e cartão do deficiente.

A população também pode contribuir com o trabalho de fiscalização do trânsito, denunciando infrações pelo telefone (27) 3252-2937. O horário de funcionamento do Departamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.